Como o storytelling impacta nas emoções: uma abordagem interdisciplinar entre linguagem, neurociência e psicologia
How storytelling impacts emotions: an interdisciplinary approach between language, neuroscience, and psychology
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1148Palavras-chave:
Storytelling. Linguagem. Neurociência. Psicologia. Emoção.Resumo
A comunicação humana é uma das ferramentas mais importantes para a evolução da humanidade, pois a partir da linguagem se deu a arte de contar histórias e com isso a transmissão e propagação de conhecimento, construção de identidade e memória cultural. Nesta linha de entendimento, o presente artigo tem o objetivo de apresentar a técnica do storytelling como uma ferramenta poderosa de comunicação para construção de conexões emocionais. Para atender a esse propósito, optou-se por uma revisão bibliográfica, tendo como tópicos de análise a evolução histórica da linguagem, o storytelling, o transporte narrativo, o experimento de Paul Zak sobre como a ocitocina impacta no cérebro e a teoria da aprendizagem social de Albert Bandura.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Tamara Cardoso; BUFREM, Leilah Santiago. O conceito de escrita segundo a teoria histórico‑cultural e a alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamental. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 1, p. 22–42, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/document/31272/1/31272_1.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1239
BANDURA, Albert. Social cognitive theory of mass communication. Media Psychology, v. 3, n. 3, p. 265–299, 2001. Disponível em: http://cogweb.ucla.edu/crp/Media/Bandura_01.pdf Acesso em: 9 de jul. 2025 DOI: https://doi.org/10.1207/S1532785XMEP0303_03
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRITISH MUSEUM. Object: cuneiform tablet. Londres: The Trustees of the British Museum. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/object/E_2013-2034-6595. Acesso em: 6 jul. 2025
CURVAL PINTO, Diana. O impacto do storytelling na conquista dos consumidores. The Trends Hub, n. 3, 2023. DOI: 10.34630/tth.vi3.5075. Disponível em: https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5075. Acesso em: 8 jul. 2025.
FONTANA, Andrea. Storyselling: strategie del racconto per vendere se stessi, i propri prodotti, la propria azienda. Bologna: ETAS, 2010.
GREEN, Melanie C; APPEL, Markus. Chapter One – Narrative transportation: how stories shape how we see ourselves and the world. In: GREEN, Melanie C. The Psychology of Stories. Amsterdam: Elsevier, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0065260124000145. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/bs.aesp.2024.03.002
GREEN, Melanie C.; BROCK, Timothy C. The role of transportation in the persuasiveness of public narratives. Journal of Personality and Social Psychology, v. 79, n. 5, p. 701–721, 2000. DOI: 10.1037/0022-3514.79.5.701. Disponível em: http://www.communicationcache.com/uploads/1/0/8/8/10887248/the_role_of_transportation_in_the_persuasiveness_of_public_narratives.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1037//0022-3514.79.5.701
HAMBY, Anne; BRINBERG, David; DANILOSKI, Kim. Reflecting on the journey: mechanisms in narrative persuasion. Journal of Consumer Psychology, v. 27, n. 1, p. 11–22, jan. 2017. DOI: 10.1016/j.jcps.2016.06.005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304745782_Reflecting_on_the_Journey_Mechanisms_in_Narrative_Persuasion. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jcps.2016.06.005
ROSA, C. A. P. História da ciência da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012. 469 p.
SÁNCHEZ‑RIVAS, Enrique; RAMOS NÚÑEZ, Manuel Fernando; SÁNCHEZ RODRÍGUEZ, José; RUBIO‑GRAGERA, María. Revisión de la producción científica sobre Storytelling mediado por tecnología entre 2019 y 2022 a través de SCOPUS. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 17, e51392, p. 1‑15, 13 jun. 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51392. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/ByCDjvVjyZfNLJvHyx6sSTt/. Acesso em: 6 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51392
SOUZA, Samuel Moreira de. Contribuição da civilização sumeriana para a história da escrita. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219615. Acesso em: 6 jul. 2025.
TENTUGAL, Beatriz. O mistério da origem do storytelling. The Trends Hub, Porto, n. 4, 1(4), 10 jun. 2024. DOI: 10.34630/tth.vi4.5724. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/5724. Acesso em: 7 jul. 2025.
THOMAS, Veronica L.; GRIGSBY, Jamie L. Narrative transportation: a systematic literature review and future research agenda. Psychology & Marketing, v. 41, n. 8, p. 1805–1819, maio 2024. DOI: 10.1002/mar.22011. Disponível em: https://doi.org/10.1002/mar.22011. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1002/mar.22011
ZAK, Paul J. Why inspiring stories make us react: the neuroscience of narrative. Cerebrum, Dana Foundation, 2015. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4445577/. Acesso em: 08 jul. 2025
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Emily Teixeira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.