Como o storytelling impacta nas emoções: uma abordagem interdisciplinar entre linguagem, neurociência e psicologia

How storytelling impacts emotions: an interdisciplinary approach between language, neuroscience, and psychology

Autores

  • Emily Teixeira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1148

Palavras-chave:

Storytelling. Linguagem. Neurociência. Psicologia. Emoção.

Resumo

A comunicação humana é uma das ferramentas mais importantes para a evolução da humanidade, pois a partir da linguagem se deu a arte de contar histórias e com isso a transmissão e propagação de conhecimento, construção de identidade e memória cultural. Nesta linha de entendimento, o presente artigo tem o objetivo de apresentar a técnica do storytelling como uma ferramenta poderosa de comunicação para construção de conexões emocionais. Para atender a esse propósito, optou-se por uma revisão bibliográfica, tendo como tópicos de análise a evolução histórica da linguagem, o storytelling, o transporte narrativo, o experimento de Paul Zak sobre como a ocitocina impacta no cérebro e a teoria da aprendizagem social de Albert Bandura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emily Teixeira

    Faculdade Maria Thereza
     

Referências

ANDRÉ, Tamara Cardoso; BUFREM, Leilah Santiago. O conceito de escrita segundo a teoria histórico‑cultural e a alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamental. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 1, p. 22–42, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.ssoar.info/ssoar/bitstream/document/31272/1/31272_1.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1239

BANDURA, Albert. Social cognitive theory of mass communication. Media Psychology, v. 3, n. 3, p. 265–299, 2001. Disponível em: http://cogweb.ucla.edu/crp/Media/Bandura_01.pdf Acesso em: 9 de jul. 2025 DOI: https://doi.org/10.1207/S1532785XMEP0303_03

BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRITISH MUSEUM. Object: cuneiform tablet. Londres: The Trustees of the British Museum. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/object/E_2013-2034-6595. Acesso em: 6 jul. 2025

CURVAL PINTO, Diana. O impacto do storytelling na conquista dos consumidores. The Trends Hub, n. 3, 2023. DOI: 10.34630/tth.vi3.5075. Disponível em: https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5075. Acesso em: 8 jul. 2025.

FONTANA, Andrea. Storyselling: strategie del racconto per vendere se stessi, i propri prodotti, la propria azienda. Bologna: ETAS, 2010.

GREEN, Melanie C; APPEL, Markus. Chapter One – Narrative transportation: how stories shape how we see ourselves and the world. In: GREEN, Melanie C. The Psychology of Stories. Amsterdam: Elsevier, 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0065260124000145. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/bs.aesp.2024.03.002

GREEN, Melanie C.; BROCK, Timothy C. The role of transportation in the persuasiveness of public narratives. Journal of Personality and Social Psychology, v. 79, n. 5, p. 701–721, 2000. DOI: 10.1037/0022-3514.79.5.701. Disponível em: http://www.communicationcache.com/uploads/1/0/8/8/10887248/the_role_of_transportation_in_the_persuasiveness_of_public_narratives.pdf. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1037//0022-3514.79.5.701

HAMBY, Anne; BRINBERG, David; DANILOSKI, Kim. Reflecting on the journey: mechanisms in narrative persuasion. Journal of Consumer Psychology, v. 27, n. 1, p. 11–22, jan. 2017. DOI: 10.1016/j.jcps.2016.06.005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/304745782_Reflecting_on_the_Journey_Mechanisms_in_Narrative_Persuasion. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jcps.2016.06.005

ROSA, C. A. P. História da ciência da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012. 469 p.

SÁNCHEZ‑RIVAS, Enrique; RAMOS NÚÑEZ, Manuel Fernando; SÁNCHEZ RODRÍGUEZ, José; RUBIO‑GRAGERA, María. Revisión de la producción científica sobre Storytelling mediado por tecnología entre 2019 y 2022 a través de SCOPUS. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 17, e51392, p. 1‑15, 13 jun. 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51392. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/ByCDjvVjyZfNLJvHyx6sSTt/. Acesso em: 6 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51392

SOUZA, Samuel Moreira de. Contribuição da civilização sumeriana para a história da escrita. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219615. Acesso em: 6 jul. 2025.

TENTUGAL, Beatriz. O mistério da origem do storytelling. The Trends Hub, Porto, n. 4, 1(4), 10 jun. 2024. DOI: 10.34630/tth.vi4.5724. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/5724. Acesso em: 7 jul. 2025.

THOMAS, Veronica L.; GRIGSBY, Jamie L. Narrative transportation: a systematic literature review and future research agenda. Psychology & Marketing, v. 41, n. 8, p. 1805–1819, maio 2024. DOI: 10.1002/mar.22011. Disponível em: https://doi.org/10.1002/mar.22011. Acesso em: 8 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1002/mar.22011

ZAK, Paul J. Why inspiring stories make us react: the neuroscience of narrative. Cerebrum, Dana Foundation, 2015. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4445577/. Acesso em: 08 jul. 2025

Arquivos adicionais

Publicado

15.07.2025

Como Citar

TEIXEIRA, Emily. Como o storytelling impacta nas emoções: uma abordagem interdisciplinar entre linguagem, neurociência e psicologia: How storytelling impacts emotions: an interdisciplinary approach between language, neuroscience, and psychology. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1148. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1148. Acesso em: 5 set. 2025.