Educação Financeira Corporativa como Ferramenta de Qualidade de Vida no Trabalho

Corporate Financial Education as a Tool for Quality of Work Life

Autores

  • Tamires Fernandes de Oliveira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.1154

Palavras-chave:

Educação financeira; Qualidade de vida no trabalho; Psicologia econômica; Finanças comportamentais; Recursos humanos.

Resumo

Este artigo investiga a relação entre a educação financeira corporativa e a qualidade de vida no trabalho (QVT), considerando as contribuições da psicologia econômica e das finanças comportamentais. O objetivo é analisar como programas de educação financeira, promovidos por setores de Recursos Humanos, impactam positivamente o bem-estar financeiro, emocional e produtivo dos colaboradores. A pesquisa se apoia em revisões teóricas, estudos de caso e dados secundários que evidenciam a correlação entre alfabetização financeira e melhoria nos indicadores de desempenho organizacional. Os resultados apontam que a inserção de iniciativas de educação financeira no ambiente corporativo não apenas reduz o estresse financeiro dos funcionários, mas também potencializa a produtividade, a retenção de talentos e a satisfação no trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamires Fernandes de Oliveira

    Graduada em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Referências

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Stress in America: Coping with Change.

Washington, DC, 2017.

ARIELY, D.; WERTENBROCH, K. Procrastination, Deadlines, and Performance: SelfControl by Precommitment. Psychological Science, v. 13, n. 3, p. 219–224, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9280.00441

ATKINSON, A.; MESSY, F. Measuring Financial Literacy: Results of the OECD/INFE Pilot

Study. Paris: OECD Publishing, 2012.

DENISI, A. S.; GRIFFIN, R. W. Human Resource Management. Boston: Houghton Mifflin,

FERNANDES, D.; LYNCH, J. G.; NETEMEYER, R. G. Financial Literacy, Financial

Education, and Downstream Financial Behaviors. Management Science, v. 60, n. 8, p. 1861–

, 2014.

HILGERT, M. A.; HOGARTH, J. M.; BEVERLY, S. G. Household Financial Management:

The Connection between Knowledge and Behavior. Federal Reserve Bulletin, v. 89, n. 7, p.

–322, 2003.

HUSELID, M. A. The Impact of Human Resource Management Practices on Turnover,

Productivity, and Corporate Financial Performance. Academy of Management Journal, v. 38,

n. 3, p. 635–672, 1995.

KAHNEMAN, D. Thinking, Fast and Slow. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2011.

KIM, J.; GARMAN, E. T. Financial Stress and Absenteeism: An Empirically Derived Model.

Financial Counseling and Planning, v. 14, n. 1, p. 31–42, 2003.

LAIBSON, D. Golden Eggs and Hyperbolic Discounting. Quarterly Journal of Economics, v.

, n. 2, p. 443–477, 1997.

LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. The Economic Importance of Financial Literacy: Theory

and Evidence. Journal of Economic Literature, v. 52, n. 1, p. 5–44, 2014. DOI: https://doi.org/10.1257/jel.52.1.5

NETEMEYER, R. G. et al. How Am I Doing? Perceived Financial Well-Being, Its Potential

Antecedents, and Its Relation to Overall Well-Being. Journal of Consumer Research, v. 45, n.

, p. 68–89, 2018. DOI: https://doi.org/10.28937/1000108077

SCHUCHARDT, J. et al. Financial Literacy and Education Research Priorities. Journal of

Financial Counseling and Planning, v. 20, n. 1, p. 84–95, 2009.

THALER, R. H.; SUNSTEIN, C. R. Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth, and

Happiness. New Haven: Yale University Press, 2008.

WALTON, R. E. Quality of Working Life: What Is It? Sloan Management Review, v. 15, n. 1,

p. 11–21, 1973.

Arquivos adicionais

Publicado

15.08.2021

Como Citar

OLIVEIRA, Tamires Fernandes de. Educação Financeira Corporativa como Ferramenta de Qualidade de Vida no Trabalho: Corporate Financial Education as a Tool for Quality of Work Life. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 8, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i8.2021.1154. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1154. Acesso em: 5 set. 2025.