Índice de resiliência na mobilidade urbana para cidades de pequeno e médio porte: estrutura, indicadores e perspectivas

Urban Mobility Resilience Index for Small and Medium-Sized Cities: Structure, Indicators, and Perspectives

Autores

  • Renata Buzeti Garcia de Souza Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1179

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Resiliência Urbana, Planejamento Sustentável.

Resumo

A resiliência na mobilidade urbana é essencial para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades. Este estudo apresenta um índice de avaliação da resiliência na mobilidade urbana (ARMU), focado em cidades de pequeno e médio porte. O índice ARMU inclui 15 indicadores agrupados em 3 domínios: Infraestrutura Urbana, Modos Ativos de Transporte e Serviços Essenciais. Eles foram estruturados e ponderados a partir da literatura e consulta a 19 especialistas, com apoio do método Structured Pairwise Comparison (SPC). Destacam-se os indicadores relacionados à infraestrutura para pedestres, na perspectiva de que a resiliência na mobilidade urbana está baseada essencialmente nesse modo de transporte. Nesse sentido, o índice ARMU visa ser um instrumento para análises e discussões de planejamento urbano para contribuir com práticas e políticas públicas que busquem qualificar a mobilidade urbana, buscando um desenvolvimento urbano mais resiliente e sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Azolin, L. G., Silva, A. N. R. e Pinto, N. (2019) Ampliando a abrangência de uma estratégia de avaliação da resiliência na mobilidade urbana para outros modos e locais. 33° Congresso de pesquisa e ensino em transporte da ANPET. Balneário Camboriú-SC. Disponível em: http://www.anpet.org.br/anais/documentos/2019/Planejamento%20Territorial%20do%20Transporte/Resili%C3%AAncia%20em%20Transportes/2_111_RT.pdf

BRASIL (2020) Lei N°13979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm

Costa, M. S. (2008) Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tese de doutorado. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-01112008-200521/publico/Tese_MCOS

TA.pdf

Fernandes, V. A., Rothfuss, R., Hochschild, V., Silva, M. A. V., Silva, W. R., Steiniger, S., Santos, T. F. (2019) Urban resilience in the face of fossil fuel dependency: the case of Rio de Janeiro’s urban mobility. urbe, Revista Brasileira de Gestão Urbana. 11. (20180160). https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.e20180160 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.e20180160

Fonseca, N. F. S. (2020) Proposta de índice de oferta de infraestrutura Cicloviária: o caso de Bauru-SP. Departamento de pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. UNESP. Bauru-SP. Dissertação de Mestrado. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api

/core/bitstreams/b0d6f2f2-4c4d-4d87-8bd6-6e1684d3a821/content

Inostroza, L. Baur, R., Csaplovics, E. (2010) Urban sprawl and fragmentation in Latin America: a comparison with European cities. The myth of the diffuse Latin America city. Cambridge, MA: Lincoln Institute of Land Policy. Working Paper. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260317643_Urban_Sprawl_and_Fragmentation_in_Latin_America_A_comparison_with_European_Cities_The_myth_of_the_diffuse_Latin_American_city

Leiva, G. C., Reis D. S., Filho, R. D. O.(2020) Estrutura urbana e mobilidade populacional: implicações para o distanciamento social e disseminação da Covid-19. Revista Brasileira de Estudos de População. 37 (0118). https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0118 DOI: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0118

Leobons, C. M., Campos, V. B. G., Bandeira, R. A. M. (2020) Procedimento para avaliação da resiliência de sistemas de transportes. Revista Transportes. 8(3). https://doi.org/10.142 DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.2038

/transportes.v28i3.2038

Litman, T. (2003) Measuring transportation: Traffic, mobility, and accessibility. ITE Journal (Institute of Transportation Engineers), 73(10), 28-32. Disponível em: https://w

ww.vtpi.org/measure.pdf

Maricato, E. (2000) Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. São Paulo em Perspectiva. 14(4). 21-33. https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000400 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000400004

Martins, M. C. M., Silva, A. N. R. (2018) Uma estratégia para avaliação da resiliência na mobilidade urbana. Revista Transportes. 26(3). 75-86. https://doi.org/10.14295/transport DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1625

es.v26i3.1625

Santos, A. S. (2014) A Importância do Setor de Transportes para o Aumento de Resiliência das Cidades frente à Mudança Climática: Uma Proposta de Plano de Ação para a Cidade do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), Engenharia de Transportes. Tese de Doutorado em Ciências. 1-166. Disponível em: https://www.pet.coppe.ufrj.br/images/documentos/teses/T

ESE_ANDREA_SOUZA_SANTOS.pdf

Santos, A. G. (2021) Estudo da resiliência urbana do município de Diadema (SP) em relação aos impactos das mudanças climática. Universidade Federal de São Paulo. Campus de Diadema. Dissertação de mestrado. 1-212. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/bi

tstreams/80636b62-d8b6-4cd8-92d1-c8360f4d0dfc/download

Sharifi, M. A., Boerboom, L., Shamsudin, K. B. e Veeramuthu, L. (2006) Spatial multiple criteria decision analysis in integrated planning for public transport and land use development study in Klang Valley, Malaysia. ISPRS Technical Commission II Symposium, Vienna. Disponível em: https://www.isprs.org/proceedings/xxxvi/part2/pdf/s

harifi.pdf

Taleai, M., Sharifi, A., Sliuzas, R. e Mesgari, M. (2007) Evaluating the compatibility of multi-functional and intensive urban land uses. International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation. 9(4), 375-391. Disponível em: https://doi.org/10.1016/ DOI: https://doi.org/10.1016/j.jag.2006.12.002

j.jag.2006.12.002 DOI: https://doi.org/10.1088/1475-7516/2006/12/002

Varejão, M. C., Serra, E. G. (2020) Proposta de seleção de um sistema de indicadores para avaliação dos impactos ambientais da mobilidade urbana. Brazilian Journal of Development. 6(12). 95126-95145. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-121 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-121

Yañez-Pagans, P., Martínez, D., Mitnik, O. A., Scholl, L., Vázques, A. (2019) Urban transport systems in Latin America and the Caribbean: lessons and challenges. Latin American Economic Review, 28(15), 1-25. https://doi.org/10.1186/s40503-019-0079-z DOI: https://doi.org/10.1186/s40503-019-0079-z

Arquivos adicionais

Publicado

22.07.2025

Como Citar

SOUZA, Renata Buzeti Garcia de. Índice de resiliência na mobilidade urbana para cidades de pequeno e médio porte: estrutura, indicadores e perspectivas: Urban Mobility Resilience Index for Small and Medium-Sized Cities: Structure, Indicators, and Perspectives. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1179. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1179. Acesso em: 5 set. 2025.