O Papel da Interação Social na Aprendizagem Científica: Uma Leitura Vygotskiana

Thinking the construction of scientific knowledge from the historical-cultural perspective

Autores

  • Maria Vitória Piemonte Constantino Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1203

Palavras-chave:

Conhecimento Científico. Histórico-cultural. Práticas epistêmicas.

Resumo

O artigo objetivou refletir sobre a construção do conhecimento científico partindo da perspectiva histórico-cultural focalizando, em especial, o conceito de práticas epistêmicas para o ensino e aprendizagem das ciências no contexto escolar. Foram apresentados alguns dos principais pressupostos de Vygotski quanto à origem sociocultural das funções psicológicas superiores, do processo de mediação, linguagem e pensamento, significado e sentido, na medida em que se entende que eles poderão colaborar para a construção do conhecimento científico, mediante o desenvolvimento das práticas epistêmicas. Notou-se que as práticas epistêmicas, a partir da perspectiva histórico-cultural, podem ser consideradas como uma prática social constituída por meio das interações e dos diálogos que se estabelecem entre os alunos. Os estudos realizados por Vygotski, além de permitir muitas outras leituras acerca das relações entre ensino e aprendizagem, em razão da extrema amplitude de seu pensamento, contribuem para elucidar sobre como determinadas práticas socioculturais se manifestam em contextos de interação escolar. Espera-se que as reflexões realizadas no presente artigo possam contribuir, para os estudantes, no processo de construção do conhecimento científico

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000100015

AGUIAR, W. M. J.; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 155, p. 56-75, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142818

BAZERMAN, C. Shaping written knowledge. Madison, WI: University of Wisconsin Press, 1988.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da Educação em Ciência às orientações para o Ensino das Ciências: Um repensar epistemológico. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300005

CONSTANTINO, E. P. et al. Psicologia: reflexões sobre as relações sujeito-objeto. In: CONSTANTINO, E. P.; CARNEIRO, M. C.; VASCONCELOS, M. S. (org.). Teoria histórico-cultural: implicações para a psicologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. p. 39-53.

KELLY, G. J.; CHEN, C. The Sound of Music: Constructing Science as Sociocultural Practices through Oral and Written Discourse. Journal of Research in Science Teaching, v. 36, n. 8, p. 883-915,1999. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2736(199910)36:8<883::AID-TEA1>3.3.CO;2-9

KELLY, G. J.; CHEN, C.; CRAWFORD, T. Methodological considerations for studying science-in-the-making in educational settings. Research in Science Education, v. 28, p. 23-49, 1998. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02461640

KELLY, G. J.; GREEN, J. What count as science in high school and college classrooms? Examining how teacher’s knowledge and classroom discourse influence opportunities for learning sciences. The Journal of Classroom Interaction, v. 32, n. 2, p. v–vi, 1997.

KELLY, G. J.; LICONA, P. Epistemic Practices and Science Education.

In: MATTHEWS, M. R. (ed.). History, Philosophy and Science Education: New Perspectives. New York: Springer International Publishing, 2018. p. 139-165. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-62616-1

KELLY, G.; CRAWFORD, T.; GREEN, J. Common Task and Uncommon Knowledge: Dissenting Voices in the Discursive Construction of Physics Across Small Laboratory Groups. Linguistics and Education, v. 12, n. 2, p. 135-174, 2001. DOI: https://doi.org/10.1016/S0898-5898(00)00046-2

KELLY, G.; DUSCHL, R. Toward a research agenda for Epistemological studies in science education. In: ANNUAL MEETING OF THE NATIONAL ASSOCIATION FOR RESEARCH IN SCIENCE TEACHING, 2002, New Orleans, LA. Proceedings [...]. New Orleans, LA: The Program Chair, 2002. p. 1-51.

KNORR-CETINA, K. Epistemic cultures: how the sciences make knowledge. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674039681

KOZULIN, A. Psychological tools and mediated learning. In: KOZULIN, A. et al. (ed.). Vygotsky’s educational theory in cultural context. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003. p. 15-38. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511840975.003

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2003.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

REVELES, J. M.; KELLY, G.; DURÁN, R. P. A sociocultural perspective on mediated activity in third grade science. Cultural Studies of Science Education, v. 1, n. 3, p. 467-495, jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s11422-006-9019-8

SASSERON, L. H.; DUSCHL, R. A. Ensino de ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 12, p. 52-67, 2016. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p52

SILVA, A. C. T. Interações discursivas e práticas epistêmicas em salas de aula de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 69-96, nov. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s05

VYGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WICKMAN, P.-O.; ÖSTMAN, L. Learning as discourse change: A sociocultural mechanism. Science Education, v. 86, issue 5, p. 601-623, 2002. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.10036

Arquivos adicionais

Publicado

29.07.2025

Como Citar

CONSTANTINO , Maria Vitória Piemonte. O Papel da Interação Social na Aprendizagem Científica: Uma Leitura Vygotskiana: Thinking the construction of scientific knowledge from the historical-cultural perspective. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1203. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1203. Acesso em: 5 set. 2025.