A Pedagogia da Mironga do Mestre Griô Dilermando Freitas: por entre o encanto e o segredo

Pedagogy of Mironga: Ancestrality, Orality, Musicality and Secrecy in the Work of Mestre Griô Dilermando Freitas

Autores

  • Dilermando Freitas Autor
  • Felipe Martins Autor
  • Maria Eduarda Costa Autor
  • Denise Bussoletti Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1219

Palavras-chave:

Pedagogia da Mironga. Griô. Saberes Populares.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da proposta da Pedagogia da Mironga, desenvolvida pelo Mestre Griô Dilermando Freitas, articulando encanto e segredo. A experiência, realizada no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Narrativa, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) e do Programa de Educação Tutorial Fronteiras: Saberes e Práticas Populares (PET Fronteiras), é tomada como perspectiva de aproximação e reflexão acerca de saberes que tensionam as fronteiras entre universidade e comunidade, ciência e práticas populares. O trabalho apoia-se nos percursos, reflexões e desafios empreendidos pelos grupos ao longo de vinte anos, fundamentando-se na etnografia surrealista (CLIFFORD, 2002), reelaborada como “surrealização” da escrita de pesquisa (BUSSOLETTI, 2007), e nos projetos do PET Fronteiras, que buscam estabelecer conexões entre saberes populares e a universidade, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e reduzindo hierarquias que, historicamente, conferem poder superior às produções acadêmicas. A investigação insere-se na perspectiva das epistemologias não coloniais, dialogando com autores como Walter Benjamin, Nego Bispo, Luiz Rufino e Luiz Antônio Simas e, de forma central, com a experiência narrativa dos Mestres da Cultura, representada na prática do Mestre Griô Dilermando Freitas. O fio condutor entre os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e o trabalho do Mestre Dilermando é a luta acadêmica e política contra o empobrecimento da experiência narrativa, tal como instaurada pela modernidade capitalista. A partir da proposta do Mestre Griô, o artigo referencia a importância dos saberes da mironga, reconhecendo sua dimensão de segredo e sua potência de encantamento.

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Biografia do Autor

  • Dilermando Freitas

    – UFPEL  Lattes ID Disponível em:  http://lattes.cnpq.br/4244809974951147

  • Felipe Martins

     - UFPEL  Lattes ID Disponível em: http://lattes.cnpq.br/4115190263903268

  • Maria Eduarda Costa

    Lattes ID Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3390515122405639

  • Denise Bussoletti

    [1] Lattes ID. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3000225561008826

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

05.08.2025

Como Citar

FREITAS, Dilermando; MARTINS, Felipe; COSTA, Maria Eduarda; BUSSOLETTI , Denise. A Pedagogia da Mironga do Mestre Griô Dilermando Freitas: por entre o encanto e o segredo: Pedagogy of Mironga: Ancestrality, Orality, Musicality and Secrecy in the Work of Mestre Griô Dilermando Freitas. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1219. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1219. Acesso em: 5 set. 2025.