A Pedagogia da Mironga do Mestre Griô Dilermando Freitas: por entre o encanto e o segredo
Pedagogy of Mironga: Ancestrality, Orality, Musicality and Secrecy in the Work of Mestre Griô Dilermando Freitas
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1219Palavras-chave:
Pedagogia da Mironga. Griô. Saberes Populares.Resumo
Este artigo apresenta um recorte da proposta da Pedagogia da Mironga, desenvolvida pelo Mestre Griô Dilermando Freitas, articulando encanto e segredo. A experiência, realizada no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Narrativa, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS) e do Programa de Educação Tutorial Fronteiras: Saberes e Práticas Populares (PET Fronteiras), é tomada como perspectiva de aproximação e reflexão acerca de saberes que tensionam as fronteiras entre universidade e comunidade, ciência e práticas populares. O trabalho apoia-se nos percursos, reflexões e desafios empreendidos pelos grupos ao longo de vinte anos, fundamentando-se na etnografia surrealista (CLIFFORD, 2002), reelaborada como “surrealização” da escrita de pesquisa (BUSSOLETTI, 2007), e nos projetos do PET Fronteiras, que buscam estabelecer conexões entre saberes populares e a universidade, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e reduzindo hierarquias que, historicamente, conferem poder superior às produções acadêmicas. A investigação insere-se na perspectiva das epistemologias não coloniais, dialogando com autores como Walter Benjamin, Nego Bispo, Luiz Rufino e Luiz Antônio Simas e, de forma central, com a experiência narrativa dos Mestres da Cultura, representada na prática do Mestre Griô Dilermando Freitas. O fio condutor entre os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e o trabalho do Mestre Dilermando é a luta acadêmica e política contra o empobrecimento da experiência narrativa, tal como instaurada pela modernidade capitalista. A partir da proposta do Mestre Griô, o artigo referencia a importância dos saberes da mironga, reconhecendo sua dimensão de segredo e sua potência de encantamento.
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Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura - São Paulo: Brasiliense, 1994.
BISPO. Nego. Trajetórias. Itaú Cultural. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tqt9BnrolFg&t=4s. Acesso em: 16 set de 2024.
BUSSOLETTI, Denise Marcos. Infâncias monotônicas – Uma rapsódia da esperança – Estudo psicossocial cultural crítico sobre as representações do outro na escrita de pesquisa. (Tese de doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
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