Exposição às telas durante a primeira infância: implicações para o neurodesenvolvimento infantil

Exposure to screens during early childhood: implications for children's neurodevelopment

Autores

  • Caroline Oliveira Castilho Autor
  • Caroline Barcia Rodrigues Autor
  • Cristiane Sarmento Cruz Autor
  • Luan Alvarenga de Almeida Duarte Autor
  • Felipe Nascimento Bicalho Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1227

Palavras-chave:

uso de telas. Primeira Infância. Neurodesenvolvimento

Resumo

O presente estudo aborda os efeitos da exposição excessiva às telas durante a primeira infância e suas implicações no neurodesenvolvimento infantil. A revolução digital tem inserido dispositivos eletrônicos no cotidiano das famílias, levando crianças a um contato precoce com mídias digitais. A primeira infância, período marcado por intensa neuroplasticidade, depende fortemente de interações sensoriais, sociais e motoras para o desenvolvimento saudável do cérebro. A pandemia de COVID-19 intensificou a exposição das crianças às telas, superando as recomendações da Academia Americana de Pediatria. A literatura aponta que o uso excessivo de telas está associado a déficits no desenvolvimento cognitivo, atraso na linguagem expressiva, prejuízos na função executiva e alterações estruturais na substância branca cerebral. As teorias de Piaget, da neuroplasticidade e da integração sensorial oferecem base teórica para compreender como o uso de telas pode interferir na construção ativa do conhecimento infantil. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, com base em descritores DeCS e seleção de estudos relevantes, evidenciou-se que o tempo de tela substitui interações fundamentais para o desenvolvimento infantil. Estudos longitudinais e com neuroimagem demonstram alterações no cérebro de crianças com uso elevado de mídias digitais. Conclui-se que o uso de telas deve ser controlado e mediado por adultos, especialmente nos primeiros cinco anos de vida, visando preservar a saúde neurológica e o desenvolvimento global da criança. A atuação integrada de profissionais de saúde, educadores e famílias é essencial para aplicação eficaz dessas recomendações.

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Biografia do Autor

  • Caroline Oliveira Castilho

    Médica graduada pelo Centro Universitário IMEPAC

  • Caroline Barcia Rodrigues

    Médica graduada pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana

  • Cristiane Sarmento Cruz

    Médica graduada pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana

  • Luan Alvarenga de Almeida Duarte

    Médico graduado pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana

     

  • Felipe Nascimento Bicalho

    Médico graduado pela Universidade de Itaúna (ORIENTADOR)

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Arquivos adicionais

Publicado

06.08.2025

Como Citar

CASTILHO, Caroline Oliveira; RODRIGUES, Caroline Barcia; CRUZ, Cristiane Sarmento; DUARTE, Luan Alvarenga de Almeida; BICALHO, Felipe Nascimento. Exposição às telas durante a primeira infância: implicações para o neurodesenvolvimento infantil: Exposure to screens during early childhood: implications for children’s neurodevelopment. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1227. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1227. Acesso em: 4 set. 2025.