O brincar como mediador das interações sociais na educação infantil: uma análise a partir da BNCC
Playing as a mediator of social interactions in early childhood education: an analysis based on the BNCC
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1312Palavras-chave:
Brincar; Interações Sociais; Educação Infantil; BNCC; Desenvolvimento Infantil.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o brincar como mediador das interações sociais na Educação Infantil, a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com abordagem qualitativa, o estudo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e documental, centrando-se na análise da BNCC e em autores que discutem o desenvolvimento infantil, a ludicidade e as práticas pedagógicas. O brincar, enquanto direito de aprendizagem, favorece o desenvolvimento integral da criança e potencializa a construção de vínculos afetivos e sociais, além de promover a autonomia e a expressão de sentimentos. A análise evidencia que as interações sociais mediadas pelo brincar contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, sendo essencial que o professor reconheça o valor da brincadeira como linguagem legítima da infância. Conclui-se que a valorização do brincar deve ser central nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, em consonância com os princípios estabelecidos pela BNCC.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 ago. 2025.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE. PNAD Contínua: Educação 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
INEP. Censo Escolar da Educação Básica 2022. Brasília: MEC/INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022. Acesso em: 25 ago. 2025.
KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.). Infância e Educação Infantil: políticas, pesquisas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.
MOYLES, J R. Just Playing? The Role and Status of Play in Early Childhood Education. Buckingham: Open University Press, 2ª ed., 2002.
OLIVEIRA, Z. M. R. Educação Infantil: fundamentos e práticas. São Paulo: Cortez, 2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Mayara Luana Mendes de Araújo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.