O brincar como mediador das interações sociais na educação infantil: uma análise a partir da BNCC

Playing as a mediator of social interactions in early childhood education: an analysis based on the BNCC

Autores

  • Mayara Luana Mendes de Araújo Pitágoras Unopar Anhanguera Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1312

Palavras-chave:

Brincar; Interações Sociais; Educação Infantil; BNCC; Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o brincar como mediador das interações sociais na Educação Infantil, a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com abordagem qualitativa, o estudo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e documental, centrando-se na análise da BNCC e em autores que discutem o desenvolvimento infantil, a ludicidade e as práticas pedagógicas. O brincar, enquanto direito de aprendizagem, favorece o desenvolvimento integral da criança e potencializa a construção de vínculos afetivos e sociais, além de promover a autonomia e a expressão de sentimentos. A análise evidencia que as interações sociais mediadas pelo brincar contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem, sendo essencial que o professor reconheça o valor da brincadeira como linguagem legítima da infância. Conclui-se que a valorização do brincar deve ser central nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, em consonância com os princípios estabelecidos pela BNCC.

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Biografia do Autor

  • Mayara Luana Mendes de Araújo, Pitágoras Unopar Anhanguera

    Pós-Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera- psicopedagogia clínica e Institucional 
    Faculdade- universidade vale do Acaraú 
    Curso- Pedagogia

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Arquivos adicionais

Publicado

29.08.2025

Como Citar

ARAÚJO, Mayara Luana Mendes de. O brincar como mediador das interações sociais na educação infantil: uma análise a partir da BNCC: Playing as a mediator of social interactions in early childhood education: an analysis based on the BNCC. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1312. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1312. Acesso em: 4 set. 2025.