O emprego do policiamento montado no controle de distúrbios civis em grandes eventos no estado do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1326Palavras-chave:
Policiamento montado. Distúrbios civis. Grandes Eventos no Amazonas.Resumo
O presente trabalho vem mostrar que nos dias atuais torna-se recorrente a discussão sobre as ações da segurança pública no Controle de Distúrbio Civil (CDC), pois à medida que nossa população vem crescendo cada vez mais, surgem também problemas decorrentes das mazelas sociais. Assim, surge o questionamento: como o policiamento especializado montado pode atuar no controle de distúrbios civis em grandes eventos no do Amazonas? Nesta pesquisa o objetivo geral foi em analisar as vantagens do emprego da tropa de choque montada frente aos desafios dos grandes eventos realizados no Estado do Amazonas. Bem como, evidenciar conceitos e as técnicas empregadas e suas formas de atuação. Optando-se por uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória como procedimentos de investigação. Na busca pelo maior número possível de informações a respeito do assunto foram verificadas diversas bibliografias existentes sobre o assunto e citadas no bojo do trabalho. Dividindo-se, assim, em três etapas: a primeira tem foco no Amazonas como principal Estado do Norte do país a promover grandes eventos, a segunda tem o objetivo de abordar pontos relevantes sobre o Regimento de Policiamento Montado, como seu histórico, área de atuação, bem como conceitos básicos, e a terceira etapa visa o cerne do trabalho que é a atuação do choque montado nos grandes eventos realizados no Estado.
Downloads
Referências
CARVALHO, José Artur Samaha de. Manual de Controle de Distúrbios Civis Montado- PMERJ-. Rio de Janeiro: 2002.
MANUAL BÁSICO DE POLICIAMENTO OSTENSIVO. Ministério do Exército- Estado Maior do Exército- Inspetoria Geral das Polícias Militares- Tipografia Silva LTDA- Polícia Militar do Estado do Amazonas. Amazonas: 1989.
MANUAL TÉCNICO-PROFISSIONAL. nº 3.04.09/2013-CG d. Policiamento Montado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Minas Gerais: 2001.
MATIAS, M. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 5. ed. Barueri: Manole, 2010.
MEIRELLES, G. F. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS, 1999.
PROUDRET, Alban et al. Larousse dos cavalos. Tradução de Adriana de Oliveira. ed. São Paulo: Larousse do Brasil, 2006.
ROBINSON, N. E. Current therapy in equine medicine. 4nd ed. Philadelphia: Saunders, 1983.
SARTÓRIO, ME. Padronização de doutrinas para a implantação e manutenção de organizações policiais militares de policiamento montado. 2005. 113f. (Pós-Graduação em Equitação) – Escola de Equitação do Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, 2005.
SILVA, ALR. Policiamento montado em Tiradentes, MG. 2008. 77 f. Monografia (Curso de Formação de Oficiais).
THOMASSIAN, A. Enfermidade dos cavalos. 3. ed. São Paulo: Varela, 1996.
TORRES, C da Rocha. As andaduras do cavalo. Curitiba: [s.n.], set. 1998.
WOOD JR., T. Mudança organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Jônatas Torres da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.