Racismo mascarado no Brasil

Masked racism in Brazil

Autores

  • Celciane dos Reis Maciel Autor
  • Jardiele Silva Rodrigues Autor
  • Maria Barros Pontes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1356

Palavras-chave:

Racismo. Mascarado. Igualdade Respeito

Resumo

Este artigo investiga a continuidade da discriminação racial no Brasil, discutindo como o racismo se expressa de maneira dissimulada em variados cenários sociais, culturais e organizacionais.  Por meio da avaliação de pesquisas acadêmicas, informações históricas e relatos atuais, debate-se a continuidade do racismo no país, não somente em suas manifestações explícitas, mas também em manifestações subtis que se manifestam no dia a dia. O termo “racismo mascarado” é descrito como uma tática de discurso e comportamento que esconde as disparidades raciais por trás de camadas de normatividade social, política e econômica, tornando mais difícil sua detecção e combate. O estudo fundamenta-se na observação de comportamentos discriminatórios em alguns ambientes, tais como escolas, empresas, demonstrando como tais ações afetam a vida dos indivíduos negros e perpetuam ciclos de marginalização. O artigo, por meio de uma análise crítica, sugere um olhar mais cuidadoso sobre as formas cotidianas de discriminação, enfatizando a relevância da educação antirracista e das políticas públicas para combater as expressões ocultas de racismo. Conclui-se que, apesar de o Brasil ter progredido em alguns aspectos da igualdade racial, o racismo disfarçado continua sendo uma barreira importante para a inclusão total e a igualdade social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

A obra "Casa-Grande & Senzala" de Gilberto Freyre foi publicada originalmente em 1933.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/03/constituicao/constituicao.htm.acesso em:21abr.2025

CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexíssimo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES. Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2009.

GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES. Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2009.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, pp. 92.

Arquivos adicionais

Publicado

08.09.2025

Como Citar

MACIEL, Celciane dos Reis; RODRIGUES, Jardiele Silva; PONTES, Maria Barros. Racismo mascarado no Brasil: Masked racism in Brazil. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1356. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1356. Acesso em: 10 set. 2025.