Racismo mascarado no Brasil
Masked racism in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1356Palavras-chave:
Racismo. Mascarado. Igualdade RespeitoResumo
Este artigo investiga a continuidade da discriminação racial no Brasil, discutindo como o racismo se expressa de maneira dissimulada em variados cenários sociais, culturais e organizacionais. Por meio da avaliação de pesquisas acadêmicas, informações históricas e relatos atuais, debate-se a continuidade do racismo no país, não somente em suas manifestações explícitas, mas também em manifestações subtis que se manifestam no dia a dia. O termo “racismo mascarado” é descrito como uma tática de discurso e comportamento que esconde as disparidades raciais por trás de camadas de normatividade social, política e econômica, tornando mais difícil sua detecção e combate. O estudo fundamenta-se na observação de comportamentos discriminatórios em alguns ambientes, tais como escolas, empresas, demonstrando como tais ações afetam a vida dos indivíduos negros e perpetuam ciclos de marginalização. O artigo, por meio de uma análise crítica, sugere um olhar mais cuidadoso sobre as formas cotidianas de discriminação, enfatizando a relevância da educação antirracista e das políticas públicas para combater as expressões ocultas de racismo. Conclui-se que, apesar de o Brasil ter progredido em alguns aspectos da igualdade racial, o racismo disfarçado continua sendo uma barreira importante para a inclusão total e a igualdade social.
Downloads
Referências
A obra "Casa-Grande & Senzala" de Gilberto Freyre foi publicada originalmente em 1933.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/03/constituicao/constituicao.htm.acesso em:21abr.2025
CARNEIRO, Sueli. Racismo, Sexíssimo e Desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES. Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2009.
GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES. Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2009.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, pp. 92.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Celciane dos Reis Maciel, Jardiele Silva Rodrigues, Maria Barros Pontes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.