A influência da família no desempenho das ginastas: um estudo realizado no XVI Torneio Nacional de Ginástica Rítmica – Fortaleza/2011
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.1389Palavras-chave:
Família. Ginástica Rítmica. Ginastas. Influências. Motivação.Resumo
Este estudo teve como objetivo discutir as influências exercidas pela família no desempenho das ginastas participantes do XVI Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, realizado em Fortaleza/2011. Utilizou-se como metodologia estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa tendo como instrumento entrevista semiestruturada realizada com 12 ginastas oficialmente inscritas no evento e suas respectivas mães, totalizando 24 sujeitos. Ao final pode-se perceber que a família exerce grande importância no desempenho das ginastas, haja vista que é fonte de motivação e apoio para elas, considerando que as mesmas podem contar com alimentação, dedicação por parte dos familiares, como o fato de levá-las aos treinos diariamente, e mesmo com toda a dificuldade financeira muitas vezes conseguirem acompanhá-las durante as competições. E mais do que isso, mesmo com toda dificuldade que enfrentam como a tristeza delas após perder um campeonato, machucadas devidos aos treinos pesados, sem comer coisas consideradas gostosas por terem que manter a dieta, e por ficarem mais tempo treinando do que em casa, os familiares continuam apoiando em todos os momentos e se orgulhando de tê-las na GR.
Downloads
Referências
GAIO, Roberta. Ginástica Rítmica “popular”: uma proposta educacional. 2 ed. São Paulo: Fontoura, 2007.
MARCONI, M de Andrade; LAKATOS, E Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliografia, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MINICUCCI, Agostinho. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
RICHARDSON, R Jerry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTANA WC. Futsal: metodologia da participação. Londrina: Lido, 1996.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.
VELARDI, M. Ginástica Rítmica: A necessidades de novos modelos pedagógicos. PICCOLO-NISTA (Org.), Vilma Leni. Pedagogia dos esportes, Campinas: PAPIRUS, 1999. Coleção corpo e motricidade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Monica Pereira Sousa, Márcia Regina Aversani Lourenço (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





