A influência da família no desempenho das ginastas: um estudo realizado no XVI Torneio Nacional de Ginástica Rítmica – Fortaleza/2011

Autores

  • Monica Pereira Sousa Universidade Norte do Paraná – UNOPAR Autor
  • Márcia Regina Aversani Lourenço Universidade Norte do Paraná – UNOPAR Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.1389

Palavras-chave:

Família. Ginástica Rítmica. Ginastas. Influências. Motivação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir as influências exercidas pela família no desempenho das ginastas participantes do XVI Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, realizado em Fortaleza/2011. Utilizou-se como metodologia estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa tendo como instrumento entrevista semiestruturada realizada com 12 ginastas oficialmente inscritas no evento e suas respectivas mães, totalizando 24 sujeitos. Ao final pode-se perceber que a família exerce grande importância no desempenho das ginastas, haja vista que é fonte de motivação e apoio para elas, considerando que as mesmas podem contar com alimentação, dedicação por parte dos familiares, como o fato de levá-las aos treinos diariamente, e mesmo com toda a dificuldade financeira muitas vezes conseguirem acompanhá-las durante as competições. E mais do que isso, mesmo com toda dificuldade que enfrentam como a tristeza delas após perder um campeonato, machucadas devidos aos treinos pesados, sem comer coisas consideradas gostosas por terem que manter a dieta, e por ficarem mais tempo treinando do que em casa, os familiares continuam apoiando em todos os momentos e se orgulhando de tê-las na GR.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

GAIO, Roberta. Ginástica Rítmica “popular”: uma proposta educacional. 2 ed. São Paulo: Fontoura, 2007.

MARCONI, M de Andrade; LAKATOS, E Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliografia, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MINICUCCI, Agostinho. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

RICHARDSON, R Jerry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTANA WC. Futsal: metodologia da participação. Londrina: Lido, 1996.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.

VELARDI, M. Ginástica Rítmica: A necessidades de novos modelos pedagógicos. PICCOLO-NISTA (Org.), Vilma Leni. Pedagogia dos esportes, Campinas: PAPIRUS, 1999. Coleção corpo e motricidade.

Arquivos adicionais

Publicado

30.10.2020

Como Citar

SOUSA, Monica Pereira; LOURENÇO, Márcia Regina Aversani. A influência da família no desempenho das ginastas: um estudo realizado no XVI Torneio Nacional de Ginástica Rítmica – Fortaleza/2011. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2021.1389. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1389. Acesso em: 18 nov. 2025.