A Poética do Figurino e das Cores No Cinema: Dramaturgia Visual em "Amor À Flor Da Pele" e “Herói”

The Poetics of Costume and Color in Cinema: Visual Dramaturgy in the "Mood For Love" And "Hero"

Autores

  • Alexandra Castro Conceição Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1403

Palavras-chave:

Figurino; Cores; Dramaturgia visual; Direção de arte; Cinema.

Resumo

Este artigo discute a relevância do figurino e da utilização das cores no cinema enquanto recursos de construção dramática e simbólica. A partir da análise dos filmes "Amor à flor da pele" (2000), de Wong Kar-Wai, e "Herói" (2002), de Zhang Yimou, busca-se compreender como figurinos e paletas cromáticas ultrapassam a função meramente estética, atuando como extensões dos desejos, conflitos e transformações das personagens. O trabalho dialoga com teorias do cinema que abordam a mise-en-scène e a dramaturgia visual, como as de Ismail Xavier (2005), David Bordwell (1997) e Roland Barthes (2004).

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Biografia do Autor

  • Alexandra Castro Conceição

    Instituto Federal do Pará

Referências

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Publicado

17.09.2025

Como Citar

CONCEIÇÃO, Alexandra Castro. A Poética do Figurino e das Cores No Cinema: Dramaturgia Visual em "Amor À Flor Da Pele" e “Herói”: The Poetics of Costume and Color in Cinema: Visual Dramaturgy in the "Mood For Love" And "Hero". RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1403. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1403. Acesso em: 1 out. 2025.