A Poética do Figurino e das Cores No Cinema: Dramaturgia Visual em "Amor À Flor Da Pele" e “Herói”
The Poetics of Costume and Color in Cinema: Visual Dramaturgy in the "Mood For Love" And "Hero"
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1403Palavras-chave:
Figurino; Cores; Dramaturgia visual; Direção de arte; Cinema.Resumo
Este artigo discute a relevância do figurino e da utilização das cores no cinema enquanto recursos de construção dramática e simbólica. A partir da análise dos filmes "Amor à flor da pele" (2000), de Wong Kar-Wai, e "Herói" (2002), de Zhang Yimou, busca-se compreender como figurinos e paletas cromáticas ultrapassam a função meramente estética, atuando como extensões dos desejos, conflitos e transformações das personagens. O trabalho dialoga com teorias do cinema que abordam a mise-en-scène e a dramaturgia visual, como as de Ismail Xavier (2005), David Bordwell (1997) e Roland Barthes (2004).
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Referências
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