Desafios e Possibilidades no Ensino da Matemática: Análise da Olimpíada Parintinense de Matemática no Ensino Fundamental

Autores

  • Júlio Cézar Marinho da Fonseca Universidade do Estado do Amazonas Autor
  • Maildson Araújo Fonseca Universidade do Estado do Amazonas Autor
  • Manoel Fernandes Braz Rendeiro  Universidade do Estado do Amazonas Autor
  • Pedro Sílvio Coimbra Rodrigues  Universidade do Estado do Amazonas Autor
  • Paulo Sergio Ribeiro da Silva Universidade do Estado do Amazonas Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1479

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Olimpíadas de Matemática, Ensino Fundamental, Dificuldades de Aprendizagem

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental durante a segunda fase da Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM), realizada em 2024, em escolas estaduais do município de Parintins, Amazonas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando como instrumentos a análise documental das provas aplicadas, questionários com os alunos e entrevistas com professores de Matemática.

Os resultados evidenciaram que as principais dificuldades dos estudantes estavam relacionadas à interpretação de enunciados, ao domínio insuficiente de conteúdos fundamentais e à falta de estratégias para a resolução de problemas. Esses achados ressaltam a importância da leitura e interpretação matemática para o sucesso na resolução de questões e, consequentemente, para o aprendizado efetivo em Matemática.

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Publicado

07.10.2025

Como Citar

FONSECA, Júlio Cézar Marinho da; FONSECA, Maildson Araújo; RENDEIRO ,ManoelFernandesBraz; RODRIGUES , Pedro Sílvio Coimbra; SILVA , Paulo Sergio Ribeiro da. Desafios e Possibilidades no Ensino da Matemática: Análise da Olimpíada Parintinense de Matemática no Ensino Fundamental. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1479. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1479. Acesso em: 10 out. 2025.