Identidade artificial: leitura, identidade cultural e caminhos da literatura no Brasil

Artificial identity: reading, cultural identity, and paths of literature in Brazil

Autores

  • Itana Nogueira Nunes Universidade do Estado da Bahia Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1617

Palavras-chave:

Identidade Artificial. Gosto. Leitura. Cultura Brasileira. Instagram.

Resumo

O cenário brasileiro apresenta uma série de mudanças e incertezas no âmbito das Letras, da produção do conhecimento e da ciência, o que justifica a necessidade de um debate sobre os caminhos futuros da nossa cultura em consonância com os avanços no mundo digital. O objetivo deste estudo é propor uma reflexão sobre a valorização da leitura, da autonomia nas escolhas, do gosto literário e do espírito crítico, assim como de outros aspectos formadores da “identidade cultural” dos estudantes brasileiros. Busca-se, através de uma metodologia de pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisar a construção de um perfil identitário do leitor brasileiro refletido numa rede social como o Instagram, tendo em vista o fenômeno da “identidade artificial” forjada nas redes e nas plataformas de “streaming cultural”. Conclui-se que as redes sociais constituem espaços digitais que têm potencial tanto para ampliar desigualdades culturais e sociais quanto para promover um significativo desenvolvimento intelectual. Para que a melhor perspectiva prevaleça deveremos ensinar/aprender de uma vez por todas a combinar consciência tecnológica, senso crítico, responsabilidade e ética na nossa forma de consumir os conteúdos desses espaços virtuais. 

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Publicado

30.10.2025

Como Citar

NUNES, Itana Nogueira. Identidade artificial: leitura, identidade cultural e caminhos da literatura no Brasil: Artificial identity: reading, cultural identity, and paths of literature in Brazil. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1617. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1617. Acesso em: 20 nov. 2025.