A valorização de resíduos agroindustriais como adições minerais em matrizes cimentícias: uma análise técnica e ambiental

The valorization of agro-industrial waste as mineral admixtures in cementitious matrices: a technical and environmental analysis

Autores

  • Ronnie Fabio Delmiro de Negreiros UNP e ESAM Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2021.1709

Palavras-chave:

Concreto Sustentável. Resíduos Agroindustriais. Pozolanicidade. Cinza de Casca de Arroz. Engenharia Interdisciplinar.

Resumo

A construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais e energia, sendo responsável por uma significativa parcela das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), principalmente devido à produção de cimento Portland. Paralelamente, o setor agroindustrial brasileiro gera, anualmente, toneladas de resíduos de biomassa, como a casca de arroz e o bagaço da cana-de-açúcar, cuja disposição final muitas vezes representa um passivo ambiental. O presente artigo tem como objetivo analisar a viabilidade técnica e ambiental da incorporação de cinzas agroindustriais como adições minerais (pozolanas) em concretos e argamassas. Através de uma revisão bibliográfica sistemática, examinam-se as propriedades físico-químicas das cinzas, os mecanismos de reação pozolânica e os impactos nas propriedades mecânicas e na durabilidade dos compósitos cimentícios. Os resultados apontam que, sob condições controladas de queima e moagem, resíduos como a Cinza da Casca de Arroz (CCA) e a Cinza do Bagaço da Cana-deAçúcar (CBC) promovem o refinamento da estrutura de poros e o aumento da resistência à compressão, além de mitigarem patologias por ataque químico. Conclui-se que a união entre a Engenharia Civil e a Engenharia Agrícola, através do aproveitamento desses subprodutos, fomenta a economia circular e contribui para o desenvolvimento de materiais de construção mais sustentáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ronnie Fabio Delmiro de Negreiros, UNP e ESAM

    Formado em Engenharia Civil pela Universidade Potiguar (UNP) – Laureate International Universities.
    Formado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12653: Materiais pozolânicos – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5752: Materiais pozolânicos – Determinação do índice de desempenho com cimento Portland aos 28 dias. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

BATTAGIN, A. F. O cimento Portland. In: ISAIA, G. C. (Ed.). Concreto: ciência e tecnologia. São Paulo: IBRACON, 2011. v. 1.

CORDEIRO, G. C.; TOLEDO FILHO, R. D.; FAIRBAIRN, E. M. R. Caracterização de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar para uso como pozolana em materiais cimentícios. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 82–86, 2009.

JOHN, V. M.; CINCOTTO, M. A. Alternativas para a redução do impacto ambiental do cimento. In: SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A RECICLAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL. São Paulo: IBRACON, 2017.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 4. ed. São Paulo: IBRACON, 2014.

NEVILLE, A. M. Propriedades do concreto. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

POUEY, M. T. Beneficiamento da cinza de casca de arroz residual para a obtenção de adições minerais ativas. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SILVA, R. B. Durabilidade de concretos com incorporação de cinza de casca de arroz. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

TASHIMA, M. M. et al. A viabilidade do uso da cinza de casca de arroz como material cimentício suplementar. Revista Engenharia Civil, Braga, n. 45, p. 22–34, 2012.

UNEP. Eco-efficient cements: potential economically viable solutions for a low-CO₂ cement-based materials industry. Paris: United Nations Environment Programme, 2016.

Downloads

Publicado

19.02.2021

Como Citar

NEGREIROS, Ronnie Fabio Delmiro de. A valorização de resíduos agroindustriais como adições minerais em matrizes cimentícias: uma análise técnica e ambiental: The valorization of agro-industrial waste as mineral admixtures in cementitious matrices: a technical and environmental analysis. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2021.1709. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1709. Acesso em: 20 nov. 2025.