O uso de um bingo como ferramenta lúdica no processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências

The use of bingo as a fun tool in the teaching-learning process of science teaching

Autores

  • Juciane Lima Barros Pereira Autor
  • Laryssa Ramos da Silva Autor
  • Delma Holanda de Almeida Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2020.187

Palavras-chave:

Ludicidade, Jogo como ferramenta pedagógica, Educação

Resumo

O artigo objetivou proporcionar a melhoria do ensino, facilitando a aprendizagem dos alunos do 5º ano, por meio de uma metodologia aplicada por atividade lúdica com um bingo educativo. O estudo foi desenvolvido a partir do bingo posteriormente aplicado às aulas expositivas do conteúdo a ser desenvolvido com os alunos, e em sequência, um questionário foi distribuído aos mesmos como forma de avaliar seus desenvolvimento e aprendizagem. O estudo buscou uma forma de melhorar o método de ensino com inclusão de jogos educacionais, pois os mesmos influenciam áreas do desenvolvimento infantil como motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade. O resultado apresentou que, com a iniciativa do uso do bingo como atividade lúdica, os alunos conseguiram compreender e fixar melhor os assuntos que foram abordados nas respectivas aulas, uma vez que, a utilização desse método, garante uma qualidade de ensino e uma aprendizagem mais satisfatória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

22.11.2021

Como Citar

PEREIRA, Juciane Lima Barros; SILVA, Laryssa Ramos da; ALMEIDA, Delma Holanda de. O uso de um bingo como ferramenta lúdica no processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências: The use of bingo as a fun tool in the teaching-learning process of science teaching. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 11, p. 304–317, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2020.187. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/187. Acesso em: 5 set. 2025.