O uso de softwares em atividades de matemática na escola

Autores

  • José Cruz Queiroz do Nascimento Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.468

Palavras-chave:

Educação, Ensino da Matemática, Tecnologias, Softwares Excel, PowerPoint e Geogebra AR.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas. Neste contexto, os softwares Excel, PowerPoint e o Geogebra  AR surge como um meio de auxiliar no processo educativo, com o objetivo de promover um ensino lúdico e dinâmico, estimulando a memória gráfica e a inteligência visual. Dessa forma, uso do computador e de softwares possibilita a construção para a introdução dessa nova metodologia de o ensino-aprendizagem de conteúdos nas escolas. Através destas atividades, temos como objetivo despertar nos alunos um maior interesse e curiosidade, devido à facilidade e rapidez deste software, além de tirar proveito da vontade de aprender e de conhecer que os alunos demonstram pela área da informática – espaço que se revela pouco utilizado pelos professores. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Cruz Queiroz do Nascimento

     Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Pós-Graduado em Gestão Educacional pela Faculdade de Educação da Serra – FASE e Especialização em Metodologia do Ensino Básico em Matemática. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana do Paraguai. E-mail: josecruzatn@gmail.com. 

Referências

ABREU, Maria Auxiliadora Maroneze de. Metodologia do ensino de matemática. Florianópolis: UFSC/LED, 2002.

ARANHA, Jayme. Tribos Eletrônicas: Usos & Costumes. 1998. Cortez.

BORBA, M. de C.; PENTEADO, MG. Informática e Educação Matemática. 2ºed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. Col. Tendências em Educação Matemática.

DANTE, LR. Matemática Contexto & Aplicações. Ensino Médio e Preparação para a Educação Superior. 2ªEd. São Paulo: Ática, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 18-22.

Maxim, BR; Verhey, RF. (1988). Using Spreadsheets in Algebra Instruction. In: A, Coxford F.; A., Shulte P. (Ed.), The Ideas of Algebra, k-12. Yearbook 1988. N. C. T. M.

TARJA, SF. Informática na Educação: Novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 4.ed. São Paulo: ÉRICA, 2001.

Publicado

16.03.2024

Como Citar

NASCIMENTO, José Cruz Queiroz do. O uso de softwares em atividades de matemática na escola. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.468. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/468. Acesso em: 5 set. 2025.