A perspectiva da educação para crianças que frequentam escola e creche de período integral: qual o impacto desse ensino na vida desses estudantes

The Perspective of Education for Children Attending Full-Time Schools and Daycares: What is the Impact of This Education on These Students' Lives

Autores

  • Ana Paula Konrad Autor
  • VALDECI CASTRO DA SILVA Autor
  • SUELY XAVIER DO NASCIMENTO Autor
  • SEJANE RIBEIRO DE OLIVEIRA Autor
  • RITA DE CÁSSIA SOUZA Autor
  • MARINEUSA GONÇALVES MARTINS Autor
  • MARIA ZILDA DA SILVA BARBOSA Autor
  • LUCIMARA JOSÉ PEREIRA DE SOUZA Autor
  • IVANI ALVES DE OLIVEIRA Autor
  • Juliana Moura dos Santos Silva Autor
  • Beatriz Lindomar de Oliveira Autor
  • Aline Ribeiro Barretos de Oliveira Autor
  • Adriene Abrante Gomides Furtado Autor
  • WILSON FRANCISCO BRAGA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.784

Palavras-chave:

Educação Integral, Desigualdade Educacional, Desenvolvimento Infantil, Políticas Educacionais, Equidade.

Resumo

O presente artigo examina a perspectiva da educação para crianças que frequentam creches e escolas de ensino fundamental I em período integral, focando nos impactos desse modelo de ensino na vida dos estudantes. Destaca-se a realidade de alunos que vivem em contextos socioeconômicos variados, incluindo áreas pobres do Brasil, regiões metropolitanas e capitais, abordando tanto o sistema educacional público quanto o privado. O estudo explora os múltiplos desafios enfrentados por essas crianças, especialmente aqueles que decorrem das desigualdades econômicas e sociais, e como esses fatores influenciam o desempenho acadêmico e o desenvolvimento psicossocial. Além disso, sugere soluções para mitigar as deficiências educacionais, enfatizando abordagens pedagógicas inovadoras e inclusivas. São citados autores brasileiros de renome no campo educacional para fundamentar as análises. No intuito de contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais, o artigo busca oferecer uma visão compreensiva sobre como o ensino em período integral pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da equidade e qualidade educacional no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, D. B. Educação integral no Brasil: políticas, práticas e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 489-513, 2015.

CAMPOS, F. D. Educação integral e seu impacto no desenvolvimento infanto-juvenil. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, p. 459-474, 2017.

CORTELLA, M. S. Educação, Convivência e Ética: Saberes que educam. São Paulo: Cortez, 2013.

FREITAS, L. C. de; CASTRO, A. B. Desigualdade educacional e o papel do ensino em tempo integral. Educação em Foco, v. 12, n. 1, p. 25-36, 2019.

GARCIA, M. R.; LIMA, R. S. Formação continuada de professores: desafios e potencialidades. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 678-693, 2018.

SANTOS, R. B.; OLIVEIRA, J. P. O ensino integral e as políticas públicas de educação: avanços e desafios. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 1, p. 71-88, 2020.

VIEIRA, S. F.; BOSA, C. Diálogos sobre a infraestrutura escolar e seus efeitos na qualidade do ensino. Educação & Realidade, v. 41, n. 2, p. 485-503, 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

12.12.2024

Como Citar

KONRAD, Ana Paula et al. A perspectiva da educação para crianças que frequentam escola e creche de período integral: qual o impacto desse ensino na vida desses estudantes: The Perspective of Education for Children Attending Full-Time Schools and Daycares: What is the Impact of This Education on These Students’ Lives. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2024.784. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/784. Acesso em: 5 set. 2025.