Geometria das brocas helicoidais e sua aplicação na indústria
The geometry of screw drills and their application in industry
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.827Palavras-chave:
Brocas helicoidais, Furação, Geometria de ferramenta, Usinagem de metais.Resumo
O processo de furação consiste em um evento de extrema importância nos processos de usinagem dos materiais. Para que esta operação ocorra, o uso de brocas é fundamental. No contexto histórico, as brocas caracterizam-se como uma das mais antigas ferramentas de usinagem desenvolvidas pelo homem, sendo os primeiros registros de ferramentas similares, remontam ao antigo Egito, onde estruturas metálicas cilíndricas com pontas afiadas eram rotacionadas com o auxilio de uma corda e um arco para a produção de furos em madeira ou em materiais de baixa dureza. Atualmente, o emprego das brocas é diverso e o seu uso no contexto industrial é cada vez maior. A geometria deste tipo de ferramenta, sofreu evoluções consideráveis com o desenvolvimento tecnológico, entretanto, as brocas ainda aproveitam o mecanismo de cisalhamento, este por sua vez, caracteriza a furação como um processo de usinagem convencional. No que tange a usinagem de materiais metálicos, os modelos e tipos de brocas podem ser diversos e a sua aplicação estará relacionada com o tipo de operação que será executada. Por este motivo, as brocas helicoidais devem apresentar características geométricas e resistência inerentes ao material da qual são fabricadas. Essas características devem ser tais que, melhor otimizem a resistência a fadiga e a flambagem, durabilidade, e adequação aos parâmetros de corte, com o intuito de promover uma furação eficiente e livre de desvios dimensionais e geométricos, garantindo a precisão e tolerância requerida em projeto. Neste contexto, o presente trabalho busca abordar o design e geometria das brocas helicoidais, promovendo uma discussão acerca do seu crescente uso na indústria mecânica e seus impactos econômicos
Downloads
Referências
CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica: Processos de Fabricação e Tratamento. v. II. 2. ed. São Paulo: Mcgraw-hill, 1986. 315.
DINIZ, Anselmo Eduardo; MARCONDES, Francisco Carlos; COPPINI, Nivaldo Lemos. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. 9. ed. São Paulo: Artliber Editora, 2014.
FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Materiais. São Paulo: Blücher, 1970.
GROOVER, M. P. Automation, production systems and computer integrad manufacturing. Prentice-Hall, Upper Sadle River, p. 840, 2007.
TÖNSHOFF, H. K.; KÖNIG, W. Machining of holes, development in drilling technology. Annals of the CIRP, v.43, 1994. DOI: https://doi.org/10.1016/S0007-8506(07)60501-0
SANDVIK COROMANT. Trepanning. Disponível em: https://www.sandvik.coromant.com/ptpt/knowledge/drilling/trepanning. Acesso em: 13 set. 2024.
WATSON, A. R. Geometry of Drill Elements. International Journal of Machine Tool Design and Research, Vol. 25, No. 3, 1985. DOI: https://doi.org/10.1016/0020-7357(85)90002-2
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Gabriel Morais Moreira, Sandro Cardoso Santos (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.