Metodologias ativas no ensino de Matemática: Um caminho para o aprendizado significativo
Active methodologies in Mathematics education: A path to meaningful learning
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1177Palavras-chave:
Matemática; aprendizagem significativa; metodologias ativas.Resumo
O ensino de Matemática enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos e à falta de conexão com o cotidiano. Abordagens como a teoria da aprendizagem significativa, de Ausubel, e as metodologias ativas têm se destacado por promover maior engajamento e protagonismo estudantil. Essas práticas, potencializadas por tecnologias digitais, facilitam a compreensão de conceitos abstratos e tornam o aprendizado mais contextualizado e dinâmico. Este artigo revisa estudos publicados entre 2019 e 2024, analisando o impacto dessas abordagens no ensino de Matemática. Os resultados indicam que as metodologias ativas, como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas, promovem maior engajamento, autonomia e habilidades críticas, apesar de desafios relacionados à infraestrutura e à formação docente. Conclui-se que essas práticas representam um caminho promissor para um ensino de Matemática mais significativo e alinhado aos desafios do século XXI.
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