Metodologias ativas no ensino de Matemática: Um caminho para o aprendizado significativo

Active methodologies in Mathematics education: A path to meaningful learning

Autores

  • Renan Padovani Metzker Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1177

Palavras-chave:

Matemática; aprendizagem significativa; metodologias ativas.

Resumo

O ensino de Matemática enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos e à falta de conexão com o cotidiano. Abordagens como a teoria da aprendizagem significativa, de Ausubel, e as metodologias ativas têm se destacado por promover maior engajamento e protagonismo estudantil. Essas práticas, potencializadas por tecnologias digitais, facilitam a compreensão de conceitos abstratos e tornam o aprendizado mais contextualizado e dinâmico. Este artigo revisa estudos publicados entre 2019 e 2024, analisando o impacto dessas abordagens no ensino de Matemática. Os resultados indicam que as metodologias ativas, como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas, promovem maior engajamento, autonomia e habilidades críticas, apesar de desafios relacionados à infraestrutura e à formação docente. Conclui-se que essas práticas representam um caminho promissor para um ensino de Matemática mais significativo e alinhado aos desafios do século XXI.

 

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Arquivos adicionais

Publicado

21.07.2025

Como Citar

METZKER , Renan Padovani. Metodologias ativas no ensino de Matemática: Um caminho para o aprendizado significativo: Active methodologies in Mathematics education: A path to meaningful learning. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1177. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1177. Acesso em: 5 set. 2025.