Criação de um portal de dados para Angola: uma proposta para a transparência, desenvolvimento e inovação
Creating a data portal for Angola: a proposal for transparency, development and innovation
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1046Palavras-chave:
Portal de dados, Transparência governamental, Inovação digital, Angola.Resumo
Este estudo propõe a implementação de um portal nacional de dados para Angola, destacando seu papel na consolidação, modernização da gestão da informação, na promoção da transparência governamental, no desenvolvimento económico, no incentivo a inovação e democratização do acesso a informações públicas de forma estruturada, confiáveis e acessível. No contexto atual, Angola carece de uma plataforma centralizada que integre dados governamentais, económicos, sociais e científicos, o que limita a transparência, a eficiência na tomada de decisões e o desenvolvimento de inovações baseadas em dados. A inexistência desse recurso compromete também a qualidade das pesquisas académicas e a formulação de políticas fundamentadas em evidencias. Objetivo deste estudo é apoiar a modernização da gestão de informações no país, facilitando o acesso de governantes, pesquisadores, e cidadãos em dados qualificados, promovendo assim a transparência governamental, o desenvolvimento económico sustentável e a inovação tecnológica. A metodologia adoptada baseou-se em uma iniciativas internacionais bem-sucedidas incluindo casos de países emergentes e limitações angolanas, levantadas por meio de constatação e inquietação na parte de pesquisador nacionais e estudantes. Os resultados apontam que a implementação de um portal de dados centralizado em Angola é viável e estratégica, desde que se contemplem desafios como padronização de formatos de dados, questões de segurança e privacidade. A discussão evidencia que ao longo da sua utilização poderá aumentar a confiança nas instituições públicas e privadas, estimular o empreendedorismo digital e subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficaz.
Downloads
Referências
BRASIL. Sobre o dados.gov.br. Disponível em: http//dados.gov.br/pagina/sobre.
L. M. Amugongo, S. H. Nggada e J. Sieck, "Open Data Portal - A Technical Enabler to Drive Innovation in Namibia", 2016 2ª Conferência Internacional sobre Dados Abertos e Big Data (OBD), Viena, Áustria, 2016, pp. 80-86, doi: 10.1109/OBD.2016.19. DOI: https://doi.org/10.1109/OBD.2016.19
Manyika, James, et al. "Open data: Unlocking innovation and performance with liquid information." McKinsey Global Institute 21 (2013): 116.
M. Stephenson, G. Di Lorenzo e P. Mac Aonghusa, "Open Innovation Portal: A collaborative platform for sharing open city data", 2012 IEEE Int. Conf. Pervasive Comput. Commun. Trabalho. Trabalho PERCOM. 2012, pp. 522-524, março de 2012. DOI: https://doi.org/10.1109/PerComW.2012.6197556
Davies, Tim. "Open data barometer: 2013 global report." World Wide Web Foundation and Open Data Institute (2013): 46.
ANGOLA. Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. Angosat-2 apoia operadores de telecomunicações. Disponível em:
https://minttics.gov.ao/ao/noticias/angosat-2-apoia-operadores-de-telecomunicacoes/
Tan, N., Ambunda, R., Medimorec, N., Cortez, A., Krapp, A., & Maxwell, E. (2023). Kit de dados inicial de transporte: Angola (2.0) [conjunto de dados]. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.7997255
J. Bughin, C. Michael and J. Brad, “The next step in open innovation”, McKinsey Quarterty, 2008, [online] Available:
http://www.mckinsey.com/insights/operations/the_next_step_in_open_innovation.
CAPPELLI, C. Uma abordagem para transparência em processo organizacional utilizando aspectos. 2009. Tese (Doutorado em Ciências - Informáticas) – Departamento de Informática, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http//www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/.
DINIZ, V. Como conseguir dados governamentais abertos. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 3., 2010, Brasília, Anaís (…). Brasília: Consad, 2010.
Silva, P. (2020). Design de Experiência do Usuário em Portais Culturais. Journal of Digital Arts.
Nkanga, P,. Paulo, F., Utilização de técnicas de aprendizagem automática para tipificação do risco de abandono escolar:
www.researchgate.net/publication/390729069_Utilizacao_de_tecnicas_de_aprendizagem_automatica_para_tipificacao_do_risco_de_abandono_escolar/stats
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Nkanga Pedro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.