Criação de um portal de dados para Angola: uma proposta para a transparência, desenvolvimento e inovação

Creating a data portal for Angola: a proposal for transparency, development and innovation

Autores

  • Nkanga Pedro Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1046

Palavras-chave:

Portal de dados, Transparência governamental, Inovação digital, Angola.

Resumo

Este estudo propõe a implementação de um portal nacional de dados para Angola, destacando seu papel na consolidação, modernização da gestão da informação, na promoção da transparência governamental, no desenvolvimento económico, no incentivo a inovação e democratização do acesso a informações públicas de forma estruturada, confiáveis e acessível. No contexto atual, Angola carece de uma plataforma centralizada que integre dados governamentais, económicos, sociais e científicos, o que limita a transparência, a eficiência na tomada de decisões e o desenvolvimento de inovações baseadas em dados. A inexistência desse recurso compromete também a qualidade das pesquisas académicas e a formulação de políticas fundamentadas em evidencias. Objetivo deste estudo é apoiar a modernização da gestão de informações no país, facilitando o acesso de governantes, pesquisadores, e cidadãos em dados qualificados, promovendo assim a transparência governamental, o desenvolvimento económico sustentável e a inovação tecnológica. A metodologia adoptada baseou-se em uma iniciativas internacionais bem-sucedidas incluindo casos de países emergentes e limitações angolanas, levantadas por meio de constatação e inquietação na parte de pesquisador nacionais e estudantes. Os resultados apontam que a implementação de um portal de dados centralizado em Angola é viável e estratégica, desde que se contemplem desafios como padronização de formatos de dados, questões de segurança e privacidade. A discussão evidencia que ao longo da sua utilização poderá aumentar a confiança nas instituições públicas e privadas, estimular o empreendedorismo digital e subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficaz.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nkanga Pedro

    [1]Mestre em engenharia informática. Instituto Politécnico da Universidade Kimpa Vita (UNIKIVI), Bairro Condo-Benji, Uíge,Angola. Endereço Institucional. 

    Turma 3.º Ano Eng. Informática (2024/2025), Univ. Kimpa Vita [1]

    [1]Bacharel em engenharia informática. Instituto Politécnico da Universidade Kimpa Vita (UNIKIVI), Bairro Condo-Benji,Uíge, Angola, Endereço Institucional. 

Referências

BRASIL. Sobre o dados.gov.br. Disponível em: http//dados.gov.br/pagina/sobre.

L. M. Amugongo, S. H. Nggada e J. Sieck, "Open Data Portal - A Technical Enabler to Drive Innovation in Namibia", 2016 2ª Conferência Internacional sobre Dados Abertos e Big Data (OBD), Viena, Áustria, 2016, pp. 80-86, doi: 10.1109/OBD.2016.19. DOI: https://doi.org/10.1109/OBD.2016.19

Manyika, James, et al. "Open data: Unlocking innovation and performance with liquid information." McKinsey Global Institute 21 (2013): 116.

M. Stephenson, G. Di Lorenzo e P. Mac Aonghusa, "Open Innovation Portal: A collaborative platform for sharing open city data", 2012 IEEE Int. Conf. Pervasive Comput. Commun. Trabalho. Trabalho PERCOM. 2012, pp. 522-524, março de 2012. DOI: https://doi.org/10.1109/PerComW.2012.6197556

Davies, Tim. "Open data barometer: 2013 global report." World Wide Web Foundation and Open Data Institute (2013): 46.

ANGOLA. Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social. Angosat-2 apoia operadores de telecomunicações. Disponível em:

https://minttics.gov.ao/ao/noticias/angosat-2-apoia-operadores-de-telecomunicacoes/

Tan, N., Ambunda, R., Medimorec, N., Cortez, A., Krapp, A., & Maxwell, E. (2023). Kit de dados inicial de transporte: Angola (2.0) [conjunto de dados]. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.7997255

J. Bughin, C. Michael and J. Brad, “The next step in open innovation”, McKinsey Quarterty, 2008, [online] Available:

http://www.mckinsey.com/insights/operations/the_next_step_in_open_innovation.

CAPPELLI, C. Uma abordagem para transparência em processo organizacional utilizando aspectos. 2009. Tese (Doutorado em Ciências - Informáticas) – Departamento de Informática, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http//www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/.

DINIZ, V. Como conseguir dados governamentais abertos. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 3., 2010, Brasília, Anaís (…). Brasília: Consad, 2010.

Silva, P. (2020). Design de Experiência do Usuário em Portais Culturais. Journal of Digital Arts.

Nkanga, P,. Paulo, F., Utilização de técnicas de aprendizagem automática para tipificação do risco de abandono escolar:

www.researchgate.net/publication/390729069_Utilizacao_de_tecnicas_de_aprendizagem_automatica_para_tipificacao_do_risco_de_abandono_escolar/stats

Arquivos adicionais

Publicado

29.05.2025

Como Citar

PEDRO , Nkanga. Criação de um portal de dados para Angola: uma proposta para a transparência, desenvolvimento e inovação: Creating a data portal for Angola: a proposal for transparency, development and innovation. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1046. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1046. Acesso em: 5 set. 2025.