A Confiabilidade em Sistemas Aeronáuticos e a Tomada de Decisão Baseada em Manutenção Preventiva: Uma Abordagem Estratégica para Redução de Riscos e CustosOperacionais
Reliability in Aeronautical Systems and Preventive Maintenance-Based Decision-Making: AStrategic Approach to Mitigating Risks and Reducing Operational Cost
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1087Palavras-chave:
Confiabilidade. Manutenção preventiva. Aviação. Risco. Engenharia aeronáutica.Resumo
A confiabilidade de sistemas aeronáuticos tem papel fundamental na segurança de voo e na eficiência operacional da aviação comercial e militar. Este artigo analisa como a modelagem de confiabilidade e o uso de técnicas estatísticas aplicadas à manutenção preventiva contribuem para decisões mais assertivas, com impacto direto na redução de custos, na prevenção de falhas e no aumento da disponibilidade das aeronaves. Com base em autores como Barbosa (2018), Cruz (2016) e Vilela (2010), são discutidas as principais funções matemáticas e distribuições estatísticas utilizadas na previsão de falhas e seus efeitos sobre o ciclo de vida dos componentes aeronáuticos. Também são considerados estudos internacionais, como o de Payne (2006), sobre a confiabilidade no uso da memória em tarefas de manutenção. Os dados apontam que o uso inteligente de modelos de confiabilidade permite alinhar eficiência econômica e segurança técnica, fortalecendo uma cultura de segurança proativa na aviação.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ronaldo A. Engenharia da Confiabilidade Aplicada à Manutenção Aeronáutica.
São Paulo: Érica, 2018.
BOEING. Commercial Market Outlook 2020–2039. Chicago: Boeing Publications, 2020.
CRUZ, Marcio. Sistemas de Manutenção Aeronáutica Baseados em Confiabilidade. Rio de
Janeiro: LTC, 2016.
EUROPEAN UNION AVIATION SAFETY AGENCY – EASA. Annual Safety Review
Colônia,Alemanha: EASA, 2020.
ICAO – International Civil Aviation Organization. Global Aviation Safety Plan 2020–2022.
Montreal: ICAO, 2020.
OLIVEIRA, João Marcos de. Desafios da Confiabilidade na Aviação Regional Brasileira.
Revista Brasileira de Tecnologia Aeroespacial, São José dos Campos, v. 8, n. 2, p. 117–135,
PAYNE, Paul R. Reliability and Memory in Maintenance Procedures. Journal of Aviation
Maintenance, v. 7, n. 1, p. 55–71, 2006. DOI: https://doi.org/10.3406/etnor.2006.1657
REASON, James. Human error: models and management. BMJ, London, v. 320, p. 768–770, DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.320.7237.768
ROLLS-ROYCE. Intelligent Engine Programme: Predictive Maintenance through Digital
Twins. Derby, Reino Unido: Rolls-Royce, 2020.
SUN, Y.; WANG, H.; LI, Z. Predictive analytics for aircraft maintenance using machine
learning techniques. Journal of Intelligent Manufacturing, New York, v. 31, p. 1771–1782,
VILELA, Wilson. Manutenção Baseada na Confiabilidade: Teoria e Prática Aplicada. Belo
Horizonte: EdUFMG, 2010.
WEICK, Karl; SUTCLIFFE, Kathleen. Managing the Unexpected: Assuring High
Performance in anAge of Complexity. San Francisco: Jossey-Bass, 2001
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Edson Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.