Abordagens e contextos para o desenvolvimento de gráficos e tabelas
Approaches and contexts for the development of graphs and tables
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1192Palavras-chave:
Ensino de Estatística. Letramento Estatístico. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ciclo Investigativo. Práticas Pedagógicas Contextualizadas.Resumo
Este trabalho destacou alguns aspectos de uma pesquisa sobre o ensino de estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvida no segundo semestre de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco. A investigação ocorreu em uma escola pública da rede municipal de Ipojuca/PE, com foco nas habilidades de leitura e interpretação de gráficos e tabelas, conforme previsto no currículo local. Foi analisado o desempenho dos alunos em avaliações externas, comparando escolas rurais e urbanas.Uma turma multisseriada do 4º e 5º ano, excluída das avaliações externas, foi observada com base no livro didático utilizado. Aplicou-se uma sequência didática fundamentada na Aprendizagem Significativa, no Letramento Estatístico e no Ciclo Investigativo. Também foi realizada uma sondagem com professores para compreender os contextos abordados em sala no ensino de estatística.O estudo revelou lacunas na consolidação de habilidades estatísticas e destacou a importância de trabalhar com dados contextualizados e reais. Os alunos participaram ativamente na coleta e transformação de dados em gráficos, o que promoveu reflexão, engajamento e motivação. A proposta validou o Ciclo Investigativo como metodologia eficaz no ensino da estatística e mostrou que o letramento estatístico pode tornar o ensino mais significativo.O trabalho também apontou limitações do livro didático e propõe práticas pedagógicas mais contextualizadas, visando estimular o pensamento crítico e a construção de conhecimento duradouro, transformando a sala de aula em um espaço mais dinâmico e participativo.
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