Políticas públicas educacionais para melhoria da qualidade do desempenho dos professores: estudo de caso da escola superior pedagógica do Cuanza Norte

Educational public policy for upgrading the teacher´s career: the case study escola superior pedagógica do Cuanza Norte

Autores

  • Francisco Lourenço Tomás Autor
  • Ondina José Francisco Futa Autor
  • Manuel Francisco da Silva Autor
  • Admiro Miguel João António Autor
  • Valdmir Francisco Manuel Gamboa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1228

Palavras-chave:

Políticas públicas; Professores; Educacional e Qualidade.

Resumo

Este trabalho tem como escopo analisar as políticas públicas educativas, tendo como foco a condições de bem-estar profissional do docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, face os inúmeros desafios, tais como: a promoção na categoria, bolsa de estudo, que pode ser interna ou externa, os cursos de extensão e outros afins, para o aumento gradual do seu profissionalismo ou como condição para o exercício do seu crescimento e desenvolvimento académico. O docente deve crescer a cada dia, do ponto de vista do sua formação de base versus saber-fazer, do ponto de vista do seu papel como agente de transformacção social versus da sua filosofia de trabalho. Porém, o estudo, ora referenciado, permitiu conhecer melhor o pano de fundo da questão e a aplicabilidade do ponto vista prático edos resultados aplicando diferentes métodos, com o intento de alargar mais o conhecimento desta área (políticas públicas educativas), que por vezes, pouco explorado e ao mesmo tempo de extrema importância para o trabalho do docente. Relativamente o questionário aplicado, permitiu – nos analisar com maior rigor e profundidade o nível motivacional e de interesse dos docentes, igualmente, nos permitiu analisar outro grupo de docentes que não são contemplados por alguns benefícios para facilitar e aprimorar a sua intelectualidade face as exigentes e constantes mudanças, tendo em conta, que o contexto actual relacionado ao processo de ensino aprendizagem sofre inúmeros desafios, de modo a corresponder com as exigências de um mais eficiente e eficaz. Isto é, (Estudo de caso da Escola Superior Pedagógica do Cuanza – Norte), face aos desafios globais.

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Biografia do Autor

  • Francisco Lourenço Tomás

    ID ORCID: 0009-0007-4390-7883

    Docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte

  • Ondina José Francisco Futa

    ORCID-ID:0000-0001-7118-3236 Docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte

  • Manuel Francisco da Silva

    ID ORCID: 0009-0001-0021-7192
    Docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte Chefe de Departamento de Ensino e Investigacção de Ciência Exacta da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte

  • Admiro Miguel João António

    ID ORCID: 0009-0005-6075-2700
    Docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte Chefe de Secção de Comunicação Institucional da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte

  • Valdmir Francisco Manuel Gamboa

    ID ORCID: 0000-0002-8448-6348
    Docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte Director Geral Adjunto p/ área Científica e Pós-graduação da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

06.08.2025

Como Citar

TOMÁS, Francisco Lourenço; FUTA, Ondina José Francisco; SILVA, Manuel Francisco da; ANTÓNIO, Admiro Miguel João; GAMBOA, Valdmir Francisco Manuel. Políticas públicas educacionais para melhoria da qualidade do desempenho dos professores: estudo de caso da escola superior pedagógica do Cuanza Norte: Educational public policy for upgrading the teacher´s career: the case study escola superior pedagógica do Cuanza Norte. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1228. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1228. Acesso em: 5 set. 2025.