Políticas públicas educacionais para melhoria da qualidade do desempenho dos professores: estudo de caso da escola superior pedagógica do Cuanza Norte
Educational public policy for upgrading the teacher´s career: the case study escola superior pedagógica do Cuanza Norte
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1228Palavras-chave:
Políticas públicas; Professores; Educacional e Qualidade.Resumo
Este trabalho tem como escopo analisar as políticas públicas educativas, tendo como foco a condições de bem-estar profissional do docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, face os inúmeros desafios, tais como: a promoção na categoria, bolsa de estudo, que pode ser interna ou externa, os cursos de extensão e outros afins, para o aumento gradual do seu profissionalismo ou como condição para o exercício do seu crescimento e desenvolvimento académico. O docente deve crescer a cada dia, do ponto de vista do sua formação de base versus saber-fazer, do ponto de vista do seu papel como agente de transformacção social versus da sua filosofia de trabalho. Porém, o estudo, ora referenciado, permitiu conhecer melhor o pano de fundo da questão e a aplicabilidade do ponto vista prático edos resultados aplicando diferentes métodos, com o intento de alargar mais o conhecimento desta área (políticas públicas educativas), que por vezes, pouco explorado e ao mesmo tempo de extrema importância para o trabalho do docente. Relativamente o questionário aplicado, permitiu – nos analisar com maior rigor e profundidade o nível motivacional e de interesse dos docentes, igualmente, nos permitiu analisar outro grupo de docentes que não são contemplados por alguns benefícios para facilitar e aprimorar a sua intelectualidade face as exigentes e constantes mudanças, tendo em conta, que o contexto actual relacionado ao processo de ensino aprendizagem sofre inúmeros desafios, de modo a corresponder com as exigências de um mais eficiente e eficaz. Isto é, (Estudo de caso da Escola Superior Pedagógica do Cuanza – Norte), face aos desafios globais.
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