A acessibilidade educacional como direito humano e desafio institucional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Educational accessibility as a human right and institutional challenge at the Federal University of Santa Catarina (UFSC)

Autores

  • Maria da Conceição Simba Mavungo Marcos Autor
  • Andrea Brandão Lapa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1249

Palavras-chave:

Acessibilidade Educacional. Inclusão. Direitos Humanos. Estudantes com Deficiência. Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho analisa as experiências e possibilidades de promoção da acessibilidade educacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com base nas ações desenvolvidas por unidades como o Colégio de Aplicação, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), a Biblioteca Universitária (BU) e a Comissão Permanente de Acessibilidade Educacional (CAE). O problema de pesquisa parte da indagação sobre os avanços, desafios e perspectivas institucionais no campo da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. O objetivo geral consiste em analisar as estratégias de acessibilidade adotadas pela UFSC, enquanto os objetivos específicos envolvem identificar ações implementadas, compreender os fundamentos legais e teóricos e refletir sobre os desafios enfrentados. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de legislações, publicações científicas e documentos institucionais. O referencial teórico se apoia em autores como Freire (1996), que destaca o compromisso ético da docência com a transformação da realidade; Candau (2008), que defende a educação em direitos humanos; Mantoan (2003), que questiona as lógicas excludentes da escola tradicional; Sassaki (2003), que propõe uma visão ampla de acessibilidade. Como resultados, observa-se que a UFSC apresenta avanços relevantes em termos de políticas institucionais e ações pedagógicas, mas ainda enfrenta desafios como a resistência atitudinal, a escassez de recursos humanos e a necessidade de adaptações curriculares contínuas. A universidade mostra-se, assim, em processo de consolidação de uma cultura institucional inclusiva, com possibilidades concretas de ampliação e fortalecimento de suas práticas acessíveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria da Conceição Simba Mavungo Marcos

    Professora do Departamento de Humanidades, Instituto Superior de Ciências da Educação. ISCEDHuambo/Angola – Estudante de Doutorado PPGE/UFSC 

  • Andrea Brandão Lapa

     Doutora em Educação, professora do PPGE/UFSC- Orientadora  

Referências

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação em direitos humanos: caminhos e perspectivas. Petrópolis: Vozes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GLAT, Rosana; BLANCO, Rosa. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: novos desafios para a gestão escolar. Revista Brasileira de Educação, n. 45, p. 5–23, 2007.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A inclusão que incomoda. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 15-30, 2006.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Nova York, 2006.

PLETSCH, Márcia Denise. Flexibilização curricular e educação inclusiva: sentidos e práticas em construção. Revista Educação Especial, UFSM, Santa Maria, v. 22, n. 35, p. 149–164, 2009.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

UFSC. Coordenadoria de Acessibilidade Educacional. Disponível em: https://acessibilidade.ufsc.br. Acesso em: 28 mar. 2025.

UFSC. Colégio de Aplicação. Disponível em: https://cap.ufsc.br. Acesso em: 28 mar. 2025.

UFSC. Núcleo de Desenvolvimento Infantil. Disponível em: https://ndi.ufsc.br. Acesso em: 28 mar. 2023.

UFSC. Biblioteca Universitária. Disponível em: https://bu.ufsc.br. Acesso em: 28 mar. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

11.08.2023

Como Citar

MARCOS, Maria da Conceição Simba Mavungo; LAPA, Andrea Brandão. A acessibilidade educacional como direito humano e desafio institucional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Educational accessibility as a human right and institutional challenge at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1249. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1249. Acesso em: 5 set. 2025.