Ensino presencial, híbrido ou EAD: quais modalidades predominam em diversos países?
In-person, hybrid or distance education: which modalities prevail in different countries?
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1274Palavras-chave:
Ensino híbrido. Educação a distância. Ensino presencial. Modalidades educacionais. Pós-pandemia.Resumo
O estudo analisa a predominância, vantagens e desafios das modalidades de ensino presencial, híbrida e a distância no ensino superior, no contexto pós-pandemia, considerando diferentes realidades nacionais e internacionais. O objetivo central consistiu em compreender como essas modalidades se consolidaram, quais fatores impulsionam ou limitam sua adoção e de que forma influenciam as preferências estudantis e as estratégias institucionais. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, abrangendo publicações entre 2020 e 2025 obtidas em bases científicas e relatórios institucionais. A análise foi estruturada em três eixos: panorama global da distribuição das modalidades, consolidação da educação híbrida como tendência e avaliação das preferências e desafios no ensino superior. Os resultados indicaram que, embora a modalidade presencial mantenha alta aceitação, sobretudo pela interação social e vínculo acadêmico, o ensino híbrido apresenta crescimento contínuo, favorecido pelo avanço tecnológico, pela flexibilidade e pela personalização do aprendizado. Identificou-se, entretanto, que a adoção efetiva do híbrido e do EaD depende de infraestrutura adequada, acesso a recursos digitais e formação docente. Constatou-se também que a convergência entre preferências dos estudantes e estratégias institucionais não é uniforme, sendo influenciada por aspectos pedagógicos, socioeconômicos e culturais. Conclui-se que a integração planejada das modalidades, apoiada por políticas públicas de equidade digital e investimentos em capacitação docente, potencializa a qualidade e a abrangência da educação, contribuindo para a democratização do acesso e para a adaptação às demandas contemporâneas do ensino superior.
Downloads
Referências
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS UNICEUB. Estudo mostra que 43% dos universitários preferem ensino presencial, 31% EaD e 26% híbrido. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.uniceub.br/noticias/estudo-preferencias-modalidades. Acesso em: 5 ago. 2025.
APRIL ABA. E-Learning e online learning statistics: expansão de 900% desde 2000 e previsão de mercado superior a 370 bilhões de dólares até 2026. 2024. Disponível em: https://www.aprilaba.com/resources/e-learning-online-learning-statistics. Acesso em: 6 ago. 2025.
CALMU. Is online learning here to stay? Trends & insights for 2025. 2025. Disponível em: https://www.calmu.edu/is-online-learning-here-to-stay-trends-insights-for-2025. Acesso em: 4 ago. 2025.
CAO, W. et al. Effects of blended learning on student performance, attitude, and achievement: a meta-analysis. 2023. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10369798/. Acesso em: 5 ago. 2025.
EU-JER. Blended learning in higher education: bibliometric analysis and trends. European Journal of Educational Research, 2023. Disponível em: https://www.eu-jer.com/. Acesso em: 5 ago. 2025.
FINANCIAL TIMES. Business leaders return to face-to-face learning. Londres, 2025. Disponível em: https://www.ft.com/content/2b5d8f27-3982-41e2-8caa-9be04e0224ef. Acesso em: 4 ago. 2025.
GCHUMANRIGHTS. The future of hybrid learning: insights from Uruguay and Estonia. 2025. Disponível em: https://www.gchumanrights.org/preparedness/the-future-of-hybrid-learning-insights-from-uruguay-and-estonia/. Acesso em: 5 ago. 2025.
INTEGRATED POSTSECONDARY EDUCATION DATA SYSTEM. Fall 2020: profile of U.S. higher education online education. Washington, DC: National Center for Education Statistics, 2025. Disponível em: https://onedtech.philhillaa.com/p/fall-2020-ipeds-data-mid-pandemic-profile-of-us-higher-ed-online-education. Acesso em: 6 ago. 2025.
SCHEER-IMC. State of learning technologies 2024 report. 2024. Disponível em: https://www.scheer-imc.com/newsroom/news/key-insights-from-the-state-of-learning-technologies-2024-report/. Acesso em: 6 ago. 2025.
SCHMID, R. F. et al. A meta-analysis of online learning, blended learning, and the flipped classroom. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.caeo.2023.100142
THE GUARDIAN. Teaching to an empty hall: the changing face of universities. Londres, 2025. Disponível em: https://www.theguardian.com/australia-news/2025/feb/19/teaching-to-an-empty-hall-is-the-changing-face-of-universities-eroding-standards-of-learning. Acesso em: 9 ago. 2025.
YU, Z. Student satisfaction, performance, and engagement in online learning during COVID-19: a meta-analysis. 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Frederico da Silva Cesário , José Ricardo Martins Machado (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.