As contribuições do terapeuta ocupacional no processo inclusivo de alunos com TEA
The contributions of the occupational therapist in the inclusive process of students with ASD
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1325Palavras-chave:
Terapia Ocupacional. Consultoria Colaborativa. Transtorno do Espectro Autista. Inclusão Educacional.Resumo
O objetivo desse estudo foi identificar as contribuições do terapeuta ocupacional que atua com consultoria colaborativa para a inclusão do aluno com TEA na escola regular. Esta é uma pesquisa bibliográfica e a busca pelos artigos ocorreu nos periódicos específicos da área da T.O, sendo estes: Revista de Terapia Ocupacional da USP e Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar. Para nortear a busca, foram utilizados os descritores na língua portuguesa, “Terapia Ocupacional”, “Consultoria Colaborativa”, “TEA” e “Inclusão Educacional”, sendo realizado o cruzamento entre eles. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2021 a janeiro de 2022. Foram encontrados no total 15 artigos, porém após a leitura dos artigos na íntegra, foram selecionados apenas 3 por tratarem especificamente da temática do estudo. Como prevê o referencial da consultoria colaborativa, os 3 artigos categorizados apontam o espaço para a partilha de saberes que se deve ter entre os profissionais da Educação e Saúde. O terapeuta ocupacional na consultoria colaborativa atua como facilitador da relação entre escola-aluno-família, e promotor da inclusão do aluno com TEA, porém, nos processos sócios educacionais do PAEE, as ações ainda são isoladas ou não divulgadas. Conclui-se assim, que é necessário o incentivo ao desenvolvimento de novas pesquisas envolvendo a terapia ocupacional e a consultoria colaborativa, pois se constatou lacunas na produção científica nacional dos periódicos de Terapia Ocupacional, em relação a esta temática tão importante para a área, assim como para a área da Educação Especial e Educação Inclusiva.
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