Mediação literária inclusiva na educação infantil: o trabalho colaborativo entre docentes da sala comum e da sala de recursos multifuncionais por meio dos livros-álbum
Inclusive Literary Mediation in Early Childhood Education: collaborative work between regular classroom teachers and multifunctional resource room teachers through picturebooks
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1387Palavras-chave:
mediação literária inclusiva; educação infantil; trabalho colaborativo docente.Resumo
Este artigo investiga a mediação literária inclusiva na educação infantil, enfatizando o trabalho colaborativo entre docentes da sala comum e da sala de recursos multifuncionais no uso pedagógico dos livros-álbum. A pesquisa identifica uma lacuna nos estudos brasileiros que tratam de forma fragmentada a relação entre mediação literária, subjetividade e autorregulação da aprendizagem em contextos inclusivos. O objetivo central consiste em propor um modelo conceitual integrativo que articula contribuições da psicologia da aprendizagem, da educação literária e das políticas educacionais inclusivas. Metodologicamente, realizou-se uma revisão crítica e integrativa da literatura nacional e internacional, considerando autores que discutem formação leitora, potencial estético e cognitivo dos livros-álbum e processos de subjetivação e autorregulação. Os resultados indicam que a mediação literária colaborativa amplia oportunidades de aprendizagem ao promover empatia, criatividade e engajamento, fortalecendo habilidades autorregulatórias essenciais ao desenvolvimento integral da criança. As discussões apresentam implicações diretas para políticas educacionais, formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, sugerindo desdobramentos para futuras investigações sobre o impacto do modelo proposto na aprendizagem e no engajamento literário em contextos de diversidade.
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