Otimização da Pré-Estufagem: Modelos de Armazenagem e Sequenciamento de Cargas para Acelerar o Carregamento de Contêineres em Centros de Distribuição

Optimization of Pre-Stuffing: Storage Models and Load Sequencing to Accelerate Container Loading in Distribution Centers

Autores

  • Ivan de Matos Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.1393

Palavras-chave:

Pré-estufagem; Armazenagem; Sequenciamento de cargas; Centros de distribuição; Logística.

Resumo

A eficiência no processo de carregamento de contêineres representa um dos maiores desafios na gestão de cadeias logísticas globais, especialmente em centros de distribuição (CDs) de grande porte. A pré-estufagem, prática de organizar previamente as cargas em áreas específicas para posterior estufagem em contêineres, surge como estratégia essencial para reduzir custos, minimizar erros e acelerar operações. Este artigo analisa modelos de armazenagem e sequenciamento de cargas que contribuem para a otimização da pré-estufagem, com base em estudos de Ballou (2006), Bowersox e Closs (2014), Moura (2015) e relatórios de organizações internacionais como a UNCTAD (2021). A pesquisa evidencia que o uso de algoritmos de roteirização, sistemas de gestão de armazéns (WMS) e simulações computacionais permitem alinhar eficiência operacional e competitividade empresarial. Por meio de uma abordagem analítica e aplicada, demonstra-se que a otimização da pré-estufagem não apenas reduz o tempo de carregamento de contêineres, mas também fortalece a resiliência logística diante das demandas do comércio internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivan de Matos

    Formado em Logística, pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci
    Pós-graduado em Administração de Pessoas, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2014.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

GU, J.; GOETSCHALCKX, M.; MCGINNIS, L. F. Research on warehouse design and performance evaluation: A comprehensive review. European Journal of Operational Research, v. 203, n. 3, p. 539-549, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2009.07.031

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

MCKINNON, Alan. Decarbonizing Logistics: Distributing Goods in a Low Carbon World. London: Kogan Page, 2018.

MOURA, Reinaldo A. Administração de Materiais: um enfoque prático. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

RODRIGUE, Jean-Paul; COMTOIS, Claude; SLACK, Brian. The Geography of Transport Systems. 5. ed. New York: Routledge, 2020.

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development. Review of Maritime Transport 2021. Geneva: UNCTAD, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

10.10.2021

Como Citar

MATOS, Ivan de. Otimização da Pré-Estufagem: Modelos de Armazenagem e Sequenciamento de Cargas para Acelerar o Carregamento de Contêineres em Centros de Distribuição: Optimization of Pre-Stuffing: Storage Models and Load Sequencing to Accelerate Container Loading in Distribution Centers. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 8, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i8.2021.1393. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1393. Acesso em: 6 out. 2025.