Otimização da Pré-Estufagem: Modelos de Armazenagem e Sequenciamento de Cargas para Acelerar o Carregamento de Contêineres em Centros de Distribuição
Optimization of Pre-Stuffing: Storage Models and Load Sequencing to Accelerate Container Loading in Distribution Centers
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.1393Palavras-chave:
Pré-estufagem; Armazenagem; Sequenciamento de cargas; Centros de distribuição; Logística.Resumo
A eficiência no processo de carregamento de contêineres representa um dos maiores desafios na gestão de cadeias logísticas globais, especialmente em centros de distribuição (CDs) de grande porte. A pré-estufagem, prática de organizar previamente as cargas em áreas específicas para posterior estufagem em contêineres, surge como estratégia essencial para reduzir custos, minimizar erros e acelerar operações. Este artigo analisa modelos de armazenagem e sequenciamento de cargas que contribuem para a otimização da pré-estufagem, com base em estudos de Ballou (2006), Bowersox e Closs (2014), Moura (2015) e relatórios de organizações internacionais como a UNCTAD (2021). A pesquisa evidencia que o uso de algoritmos de roteirização, sistemas de gestão de armazéns (WMS) e simulações computacionais permitem alinhar eficiência operacional e competitividade empresarial. Por meio de uma abordagem analítica e aplicada, demonstra-se que a otimização da pré-estufagem não apenas reduz o tempo de carregamento de contêineres, mas também fortalece a resiliência logística diante das demandas do comércio internacional.
Downloads
Referências
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2014.
CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
GU, J.; GOETSCHALCKX, M.; MCGINNIS, L. F. Research on warehouse design and performance evaluation: A comprehensive review. European Journal of Operational Research, v. 203, n. 3, p. 539-549, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2009.07.031
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
MCKINNON, Alan. Decarbonizing Logistics: Distributing Goods in a Low Carbon World. London: Kogan Page, 2018.
MOURA, Reinaldo A. Administração de Materiais: um enfoque prático. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
RODRIGUE, Jean-Paul; COMTOIS, Claude; SLACK, Brian. The Geography of Transport Systems. 5. ed. New York: Routledge, 2020.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development. Review of Maritime Transport 2021. Geneva: UNCTAD, 2021.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Ivan de Matos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.