Desafios da concentração em sala de aula no pós-pandemia: uma revisão bibliográfica sobre os efeitos do uso de telas em alunos do ensino fundamental

Challenges of concentration in the classroom after the pandemic: a literature review on the effects of screen use on elementary school students

Autores

  • Maria Zuli Morais Farias de Souza Autor
  • Manoel Pereira da Rocha Neto Autor
  • Marly Otília dos Santos Autor
  • Arlan Erick dos Santos Autor
  • Ana Cláudia Gomes Arraes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1401

Palavras-chave:

Educação infantil; Concentração; Tecnologias digitais; Pandemia; Neurodesenvolvimento; Ensino remoto; Metodologias ativas; Atenção; Desenvolvimento cognitivo.

Resumo

Este estudo analisa os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais na concentração de alunos da educação infantil no contexto pós-pandemia da COVID-19, por meio de uma revisão bibliográfica. A pandemia acelerou a adoção do ensino remoto, expondo crianças a longos períodos diante das telas e afetando significativamente seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A partir de referenciais teóricos como Gardner, Goleman, Spitzer, Greenfield, Vygotsky, Papert e Lévy, o trabalho discute como essa superexposição influenciou a atenção, a memória e a motivação dos estudantes, além de apontar estratégias pedagógicas que favoreçam a autorregulação, o foco e o engajamento escolar. Metodologias ativas e o uso consciente das tecnologias são defendidos como caminhos para uma educação mais eficaz, humanizada e alinhada às necessidades da infância contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. 21. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2022.

GOLEMAN, Daniel. Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

GREENFIELD, Susan. Mind change: how digital technologies are leaving their mark on our brains. New York: Random House, 2015.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma educação inovadora. In: BACICH, Lilian; MORAN, José Manuel; TREVISANI, Fernando (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 15-33.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SPITZER, Manfred. Demência digital: o que estamos fazendo com nosso cérebro. São Paulo: Vozes, 2013.

TWENGE, Jean M. iGen: why today's super-connected kids are growing up less rebellious, more tolerant, less happy – and completely unprepared for adulthood. New York: Atria Books, 2017.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

17.09.2025

Como Citar

SOUZA, Maria Zuli Morais Farias de; NETO, Manoel Pereira da Rocha; SANTOS, Marly Otília dos; SANTOS , Arlan Erick dos; ARRAES, Ana Cláudia Gomes. Desafios da concentração em sala de aula no pós-pandemia: uma revisão bibliográfica sobre os efeitos do uso de telas em alunos do ensino fundamental: Challenges of concentration in the classroom after the pandemic: a literature review on the effects of screen use on elementary school students. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1401. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1401. Acesso em: 1 out. 2025.