Custos da insolvência no brasil sob o prisma da eficiência econômica

Costs of Insolvency in Brazil from the Perspective of Economic Efficiency

Autores

  • Luciene Dias Barreto Salvaterra Dutra Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1451

Palavras-chave:

Insolvência. Recuperação Judicial. Custos Econômicos. Eficiência Econômica.

Resumo

O artigo analisa os custos da insolvência no Brasil sob a perspectiva da eficiência econômica, elemento central da Lei de Recuperação Judicial e Falência (LREF), para verificar se o regime jurídico da insolvência atinge o propósito de preservar a empresa e sua função social, adotando-se, para tanto, a pesquisa empírica com base em dados da 2ª fase do Observatório de Insolvência no Estado de São Paulo e a análise doutrinária sobre o tema. Avalia-se em que medida os custos diretos (custas processuais, honorários de administrador judicial e despesas administrativas) e indiretos (tempo de duração do processo, restrição de crédito e custos de oportunidade) impactam a taxa de recuperação do crédito pelos credores e o sucesso do plano pelas empresas devedoras, servindo como balizas para mensurar a efetividade econômica do sistema. Os resultados revelam que os custos diretos consomem, em média, mais de 25% do ativo inicial da empresa em recuperação e 35% no caso da falência, enquanto os custos indiretos prolongam-se no tempo, com restrição ao crédito e significativa redução de investimentos. A taxa de recuperação do crédito situa-se em torno de 25% na recuperação judicial e 12% na falência, enquanto apenas 54,4% das empresas conseguem cumprir o plano aprovado. Conclui-se que, pela perspectiva da eficiência econômica do regime jurídico da recuperação da empresa e falência, os resultados são tímidos, podendo, inclusive, gerar efeitos adversos para o mercado de crédito e para a confiança nas relações empresariais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciene Dias Barreto Salvaterra Dutra

    Advogada. Mestranda em direito pela PUC-SP. Pós-graduada em direito processual civil pela PUC-RJ. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 

Referências

AYOUB, Luiz R. A Construção Jurisprudencial da Recuperação Judicial de Empresas. Disponível em: Minha Biblioteca. 4. ed. Grupo GEN, 2021.

CAMPINHO, Sérgio. Plano de Recuperação Judicial – Formação, aprovação e revisão. Disponível em: Minha Biblioteca. Editora Saraiva, 2021.

JUPETIPE, Fernanda Karoliny Nascimento. Custos de falência da legislação falimentar brasileira / Fernanda Karoliny Nascimento Jupetipe. São Paulo, 2013. 77 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 2014. Orientador: Eliseu Martins.

Lei nº 11.101/2005. Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.

MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro: Falência e Recuperação de Empresas. Disponível em: Minha Biblioteca. 13. ed. Grupo GEN, 2022.

NOGUEIRA, Ricardo José N. A Eficiência do Processo Judicial na Recuperação da Empresa. Disponível em: Minha Biblioteca. 1. ed. Editora Saraiva, 2009.

Observatório de Insolvência. Recuperação Judicial no Estado de São Paulo – Atualização da 2ª Fase do Observatório de Insolvência. Disponível em: obs_recuperacoes_abj.pdf (abjur.github.io).

Observatório de Insolvência. Recuperação Judicial no Rio de Janeiro. Disponível em: obs_rjrj_abj.pdf.

SACRAMONE, Marcelo B. Comentários à lei de recuperação de empresas e falência. Disponível em: Minha Biblioteca. 4. ed. Editora Saraiva, 2023.

SADDI, Jairo. Crédito e Judiciário no Brasil: uma análise de Direito e Economia. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

SANTOS, Aline Alves D. et al. Gestão de custos. Disponível em: Minha Biblioteca. Grupo A, 2018.

SCALZILLI, João P. et al. Recuperação de empresas e falências. Disponível em: Minha Biblioteca. 3. ed. Grupo Almedina (Portugal), 2018.

ZAFFARI, Eduardo et al. Direito Falimentar: Recuperações Judicial e Extrajudicial. Disponível em: Minha Biblioteca. Grupo A, 2021.

Publicado

01.10.2025

Como Citar

DUTRA, Luciene Dias Barreto Salvaterra. Custos da insolvência no brasil sob o prisma da eficiência econômica: Costs of Insolvency in Brazil from the Perspective of Economic Efficiency. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1451. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1451. Acesso em: 6 out. 2025.