Compras Online e Vulnerabilidade Psicológica: Um Estudo Interdisciplinar sobre os Limites da Proteção Legal

Online Shopping and Psychological Vulnerability: An Interdisciplinary Study on the Limits of Legal Protection

Autores

  • Rafaela de Sousa Andrade Plutarco universidade potiguar Autor
  • Nilton S. Formiga Universidade potiguar Autor
  • Carlos Vladimir Frota Universidade Potiguar Autor
  • Leila Reinaldo Freitas Universidade Potiguar Autor
  • Viviane Campelo Machado Costa Universidade Potiguar Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1497

Palavras-chave:

consumo impulsivo, compras online, legislação consumerista

Resumo

O comportamento de consumo impulsivo em compras online tem ganhado crescente relevância acadêmica e prática com a evolução do comércio eletrônico e tem se mostrado altamente eficaz para estimular o comportamento de compra impulsiva. A combinação de ofertas personalizadas, estratégias de marketing que induzem o senso de urgência e as características emocionais e psicológicas dos consumidores criam um ciclo em que as compras impulsivas são facilitadas e até incentivadas. Buscou-se avaliar os fatores que levam ao comportamento impulsivo em compras online e avaliar a eficácia das políticas de proteção do consumidor no ambiente digital, bem como verificar o nível de consciência/percepção dos consumidores sobre a existência das legislações e das instituições de proteção ao consumo. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo descritivo, exploratório e correlacional, envolvendo cidadãos da cidade de Fortaleza – CE. Observou-se que a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) demonstrou ajuste satisfatório dos dados ao modelo teórico da Escala de Consciência do Código de Defesa do Consumidor (ECDC), o modelo trifatorial — composto por conhecimento, prática e valoração do CDC — e para os Hábitos de Consumo na Internet (HCI). As correlações revelaram que a impulsividade total e suas dimensões (cognitiva, motora e de planejamento) se associaram positivamente aos hábitos de consumo online. No entanto, apenas a impulsividade cognitiva correlacionou-se com os fatores de prática e valoração do CDC. Observou-se que níveis moderados de prática e valoração do CDC se associaram significativamente aos hábitos de consumo digital. Destaca-se que a impulsividade cognitiva está relacionada a decisões rápidas e pouco reflexivas, o que pode comprometer o uso efetivo do CDC como instrumento jurídico de proteção ao consumidor.

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Biografia do Autor

  • Rafaela de Sousa Andrade Plutarco, universidade potiguar

    Mestranda em Psicologia - Universidade Potiguar
    https://orcid.org/0009-0006-2959-0990

  • Nilton S. Formiga, Universidade potiguar

    Professor/pesquisador do Mestrado em Psicologia / Universidade potiguar
    https://orcid.org/0000-0003-4907-9736

  • Carlos Vladimir Frota, Universidade Potiguar

    Mestrando do curso de Psicologia  - Universidade Potiguar
    https://orcid.org/0009-0002-1901-7366

  • Leila Reinaldo Freitas, Universidade Potiguar

    Mestranda em Psicologia - Universidade Potiguar
    https://orcid.org/0009-0005-2192-2818

  • Viviane Campelo Machado Costa, Universidade Potiguar

    Mestranda em Psicologia - Universidade Potiguar
    https://orcid.org/0009-0008-0526-0019

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Publicado

15.10.2025

Como Citar

PLUTARCO, Rafaela de Sousa Andrade; FORMIGA, Nilton S.; FROTA, Carlos Vladimir; FREITAS, Leila Reinaldo; COSTA, Viviane Campelo Machado. Compras Online e Vulnerabilidade Psicológica: Um Estudo Interdisciplinar sobre os Limites da Proteção Legal: Online Shopping and Psychological Vulnerability: An Interdisciplinary Study on the Limits of Legal Protection. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1497. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1497. Acesso em: 20 out. 2025.