Treinamento de Vigilantes e Padrões Globais: Lições do Brasil para os Estados Unidos eDesafios de Harmonização Internacional

Security Guard Training and Global Standards: Lessons from Brazil for the United States andChallenges of International Harmonization

Autores

  • Gelbis de Souza Junior Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1536

Palavras-chave:

Vigilantes. Treinamento. Padronização internacional. Inovação. Segurança privada.

Resumo

A formação de vigilantes tem se consolidado como um elemento estratégico no fortalecimento da segurança privada, sobretudo em contextos de crescente complexidade social e tecnológica. Este artigo analisa comparativamente os modelos de treinamento adotados no Brasil, nos Estados Unidos e na União Europeia, evidenciando a importância da inovação pedagógica e da padronização internacional para a redução de riscos em aeroportos, portos, grandes eventos e infraestruturas críticas. A pesquisa discute como metodologias mais modernas de ensino, associadas a padrões globais de certificação, podem elevar a eficácia da segurança privada e fortalecer sua integração com sistemas públicos de proteção. Ao destacar lições brasileiras aplicáveis ao contexto norte-americano, o estudo ressalta o papel da harmonização internacional como caminho para um setor mais eficiente, ético e sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gelbis de Souza Junior

    Formado em Economia, pela Universidade Católica de Brasília

Referências

ASIS INTERNATIONAL. Global Security Report 2019. Alexandria: ASIS International, 2019.

BUTTON, M. Private Policing. 2. ed. Londres: Routledge, 2019. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351240772

CLARKE, R. V. Situational Crime Prevention: Successful Case Studies. 2. ed. Albany: Harrow and Heston, 2017.

CONFEDERATION OF EUROPEAN SECURITY SERVICES – COESS. European Private Security Services Report. Bruxelas: CoESS, 2019.

FENAVIST – Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores. Relatório Setorial da Segurança Privada no Brasil. Brasília: Fenavist, 2018.

INTERNATIONAL SECURITY LIGUE. Private Security and International Standards. Genebra: ISL, 2020.

U.S. BUREAU OF LABOR STATISTICS. Occupational Outlook Handbook: Security Guards. Washington: BLS, 2020.

ZAFFARONI, E. R. Criminologia: Aproximação Sociológica e Jurídica. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018.

Downloads

Publicado

25.08.2023

Como Citar

JUNIOR, Gelbis de Souza. Treinamento de Vigilantes e Padrões Globais: Lições do Brasil para os Estados Unidos eDesafios de Harmonização Internacional: Security Guard Training and Global Standards: Lessons from Brazil for the United States andChallenges of International Harmonization. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1536. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1536. Acesso em: 20 out. 2025.