Narrativas biográficas sobre a construção de si como estudante de Pedagogia em mobilidade geográfica
Biographical narratives about the construction of oneself as a Pedagogy student in geographic mobility
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1582Palavras-chave:
Entrevistas narrativas. Estudantes universitárias. Jovens mulheres. Mobilidade geográfica diária.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada no Campus.A.C.Simões da UFAL, em Maceió/AL, durante os anos de 2018 a 2023. O estudo correspondeu aos processos de construção de si como estudantes universitárias de três jovens/mulheres em mobilidade geográfica diária, por meio de entrevistas narrativas com viés biográfico. Cada entrevista aconteceu separadamente, sendo dois encontros com cada estudante, perfazendo um total de seis entrevistas. As jovens elaboraram uma história de sua formação. Nesta, as condições do transporte para o deslocamento foram tomadas como desafio a ser superado. O longo tempo de espera do transporte, sobretudo, a quebra do veículo em períodos chuvosos, bem como a falta de rede de apoio em Maceió não apareceram nas narrativas com o mesmo grau de importância. Assim, evidenciou-se que ser estudante universitária em mobilidade geográfica diária perpassa um contexto de desafios similares, mas, também, um processo construtivo experiencial e não linear, marcado por aprendizados intelectuais e subjetivos que implicam no grau de envolvimento do sujeito com os estudos. Por fim, identificou-se a importância de incrementar a matriz curricular do curso de Pedagogia, propostas formativas pautadas na relação biográfica com as aprendizagens. Considero que tais espaços podem contribuir para viabilizar a reflexividade e a articulação dos saberes com o mundo real.
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