A liberdade de expressão e os malefícios das Fake News nos limites da Constituição
Freedom of Expression and the Harmful Effects of Fake News Within the Limits of the Constitution
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1631Palavras-chave:
Liberdade de Expressão; Paradoxo da Tolerância; Fake News; RacismoResumo
O tema da liberdade de expressão tem recebido crescente atenção em nível mundial, sendo objeto de debates polêmicos que chegaram aos Tribunais Superiores. A relevância desse direito fundamental reside na possibilidade de promover a circulação de ideias e o diálogo social, essenciais para a convivência democrática. Este artigo discute diferentes situações que evidenciam os limites da liberdade de expressão. Na visão do jusfilósofo Ronald Dworkin, é legítimo ridicularizar ideias, porém a proteção se encerra quando a ridicularização atinge a esfera pessoal, configurando violação a direitos de terceiros. Karl Popper, ao formular o Paradoxo da Tolerância, questiona “até que ponto devemos tolerar o intolerante?”, destacando a necessidade de conter discursos que ameacem a própria tolerância. A pandemia de Covid-19, além do impacto sanitário, revelou um cenário de disseminação massiva de fake news, que provocaram desinformação e agravaram tensões sociais. Por fim, analisa-se o Habeas Corpus n. 82.424, no qual o Supremo Tribunal Federal debateu se publicações antissemitas configurariam crime de racismo, concluindo o relator, Ministro Moreira Alves, que o conceito jurídico de racismo transcende aspectos biológicos, abrangendo uma realidade social e política.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus n. 82.424/RS. Relator: Min. Maurício Corrêa. Brasília, DF, 17 set. 2003.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Tradução de Nelson Boeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FERREIRA, Ana; SANTOS, Maria. Impactos psicológicos das fake news durante a pandemia. Revista Brasileira de Saúde Pública, Brasília, v. 55, p. 1–10, 2021.
MOLENDA, Carlos. Fake news: o poder da desinformação. Porto Alegre: Edipucrs, 2018.
POPPER, Karl Raimund. A sociedade aberta e seus inimigos. Tradução de Milton Amado. 5. ed. São Paulo: Itatiaia, 1945.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
ROSA, João. Direitos fundamentais e liberdade de expressão: a perspectiva de Ronald Dworkin. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.
VENTURA, Deisy. Liberdade de expressão e discurso de ódio na era digital. Revista Brasileira de Direitos Humanos, v. 18, n. 2, p. 45–62, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Davi Nazaré de Queiroz, Hileano Pereira Praia Filho, Paulo Eduardo Queiroz da Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





