Custo ou credibilidade da auditoria externa em pequenas e médias empresas: um estudo de caso
Cost or credibility of external auditing in small and medium-sized enterprises: a case study
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1636Palavras-chave:
Auditoria externa; Micro e pequenas empresas; Credibilidade; Custos de conformidade.Resumo
A auditoria externa é apontada como mecanismo de redução de assimetria informacional, reforço da credibilidade e mitigação de riscos, mas seu custo direto pode ser sensível para micro e pequenas empresas (MPEs). Esta pesquisa, de abordagem mista (bibliográfica e estudo de caso múltiplo), tem o objetivo de analisar em quais condições a auditoria externa proporciona às micro e pequenas empresas benefícios de credibilidade e transparência que superam os custos financeiros e operacionais envolvidos em sua execução. A pesquisa bibliográfica (2020–2025) foi complementada pela análise empírica dos dados financeiros (anonimizados) de três MPEs localizadas no Estado do Amazonas. Os resultados sugerem que o benefício líquido é maior quando há pareceres sem ressalva, preparação documental e controles robustos, com ganhos reputacionais e operacionais que se traduzem em condições financeiras mais favoráveis e maior competitividade.
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