Desafios de Letramento: O Papel do Professor de Língua Portuguesa no Ensino de Português como Segunda Língua (L2) para Alunos Surdos
Literacy Challenges: The Role of the Portuguese Language Teacher in Teaching Portuguese as a Second Language (L2) to Deaf Students
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i11.2021.1648Palavras-chave:
Ensino de Português; Segunda Língua (L2); Educação de Surdos; Libras; Letramento Bilíngue.Resumo
Este artigo investiga os desafios pedagógicos e metodológicos enfrentados pelo professor de Língua Portuguesa (LP) ao lecionar para alunos surdos, cuja primeira língua (L1) é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para este público, o português não se configura como língua materna, mas como segunda língua (L2), adquirida primariamente na modalidade escrita e sem o input oralauditivo. A pesquisa parte da problemática de que a formação acadêmica em Letras-Português é, historicamente, voltada ao ensino para falantes-ouvintes nativos, gerando uma lacuna metodológica significativa no contexto da educação bilíngue (Libras/LP) inclusiva. Analisamos como a natureza visual-gestual da L1 (Libras) redefine fundamentalmente a aquisição da L2 (português escrito), exigindo do docente uma reestruturação de sua práxis. O objetivo é discutir as adaptações didáticas necessárias, com foco no ensino de gêneros textuais e na complexa relação entre o professor de LP e o intérprete de Libras, que transcende a mera tradução e adentra a esfera da mediação pedagógica. Conclui-se que a superação desses desafios exige do professor de Letras não apenas a criatividade em atividades didáticas, mas uma profunda reflexão crítica sobre os fundamentos do bilinguismo, do letramento e do seu próprio papel como mediador intercultural.
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