A prática do teatro no ensino das mulheres na revolução francesa

The practice of theatre in the education of women during the French Revolution

Autores

  • Priscila Helena Zane Calisbino Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1656

Palavras-chave:

Ensino de História; BNCC; Interdisciplinaridade; Teatro educativo

Resumo

O texto discute as mudanças contemporâneas no ensino da disciplina de História, especialmente após as reformulações propostas pela BNCC. Segundo Bittencourt (2018), o ensino tradicional da História tinha caráter mnemônico e excludente, centrado em uma narrativa eurocêntrica e cristã que exaltava as realizações de “grandes homens”.Atualmente, o ensino de História enfrenta novos desafios epistemológicos e historiográficos, buscando incluir perspectivas antes marginalizadas, como a história da África, da cultura afro-brasileira, dos povos indígenas e das mulheres. Essas transformações geram debates sobre a aceitação e resistência dessas temáticas nos currículos escolares.Como alternativa metodológica, o texto destaca o uso do teatro como ferramenta pedagógica. A dramatização de acontecimentos históricos é apontada como uma forma mais interativa e significativa de aprendizagem, permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades expressivas, criativas e relacionais, além de ampliar sua compreensão sobre os conteúdos históricos. Conclui-se que o projeto se justifica por promover a interdisciplinaridade entre História e Artes, reforçando a importância de práticas educativas que unam conhecimento histórico, sensibilidade estética e desenvolvimento humano. 

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Publicado

06.11.2025

Como Citar

CALISBINO , Priscila Helena Zane. A prática do teatro no ensino das mulheres na revolução francesa: The practice of theatre in the education of women during the French Revolution. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1656. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1656. Acesso em: 18 nov. 2025.