A prática do teatro no ensino das mulheres na revolução francesa
The practice of theatre in the education of women during the French Revolution
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1656Palavras-chave:
Ensino de História; BNCC; Interdisciplinaridade; Teatro educativoResumo
O texto discute as mudanças contemporâneas no ensino da disciplina de História, especialmente após as reformulações propostas pela BNCC. Segundo Bittencourt (2018), o ensino tradicional da História tinha caráter mnemônico e excludente, centrado em uma narrativa eurocêntrica e cristã que exaltava as realizações de “grandes homens”.Atualmente, o ensino de História enfrenta novos desafios epistemológicos e historiográficos, buscando incluir perspectivas antes marginalizadas, como a história da África, da cultura afro-brasileira, dos povos indígenas e das mulheres. Essas transformações geram debates sobre a aceitação e resistência dessas temáticas nos currículos escolares.Como alternativa metodológica, o texto destaca o uso do teatro como ferramenta pedagógica. A dramatização de acontecimentos históricos é apontada como uma forma mais interativa e significativa de aprendizagem, permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades expressivas, criativas e relacionais, além de ampliar sua compreensão sobre os conteúdos históricos. Conclui-se que o projeto se justifica por promover a interdisciplinaridade entre História e Artes, reforçando a importância de práticas educativas que unam conhecimento histórico, sensibilidade estética e desenvolvimento humano.
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