O adoecimento dos professores causado pelo uso das novas tecnologias

Teachers' Illness Caused by the Use of New Technologies

Autores

  • Maria Zuli Morais Farias de Souza UNILEÃO Autor
  • Manoel Pereira da Rocha Neto UNILEÃO Autor
  • Francione Charapa Alves UFCA Autor
  • Cicero Magérbio Gomes Torres URCA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1657

Palavras-chave:

formação docente; tecnologias digitais; saúde mental; adoecimento profissional.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo abordar questões relacionadas aos efeitos das novas tecnologias na saúde mental dos professores inseridos na atual realidade educacional. Com o avanço tecnológico e a intensificação do uso de ferramentas digitais, especialmente após a pandemia da COVID-19, constatou-se que os docentes vêm enfrentando desafios significativos que, em muitos casos, resultam em sobrecarga e adoecimento emocional. A discussão foi pautada em pesquisas e estudos recentes que exploram essa problemática, destacando a necessidade de formação continuada e suporte institucional para os profissionais da educação. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica com base em materiais disponíveis em bases científicas e acadêmicas, como Google Scholar, SciELO, CAPES Periódicos e livros especializados nas áreas de Educação, Psicologia e Tecnologias Digitais. A busca foi orientada por palavras-chave como formação docente, tecnologias digitais, saúde mental e adoecimento profissional, priorizando artigos publicados a partir de 2020, especialmente aqueles que tratam do período pós-pandemia e suas implicações no trabalho docente. A partir da análise realizada, foi possível identificar que o uso intensivo das tecnologias digitais, embora tenha proporcionado novas possibilidades pedagógicas, também ampliou as demandas e pressões sobre os professores, contribuindo para o aumento dos índices de estresse, ansiedade e exaustão profissional. Observou-se que muitos docentes ainda não dispõem de formação adequada para lidar com as exigências do ensino mediado por tecnologias, o que reforça a importância da educação permanente como estratégia de prevenção ao adoecimento. Conclui-se, portanto, que é imprescindível o investimento em políticas institucionais de apoio emocional e capacitação tecnológica contínua, de modo a promover um ambiente de trabalho mais equilibrado, saudável e sustentável para os educadores diante dos desafios da era digital. 

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Biografia do Autor

  • Maria Zuli Morais Farias de Souza, UNILEÃO

    Aluna do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão

  • Manoel Pereira da Rocha Neto, UNILEÃO

    Professor Doutor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão

  • Francione Charapa Alves, UFCA

    Professora Doutora do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão

  • Cicero Magérbio Gomes Torres, URCA

    Professor Doutor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da Unileão

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Publicado

07.11.2025

Como Citar

 SOUZA, Maria Zuli Morais Farias de; NETO, Manoel Pereira da Rocha; ALVES, Francione Charapa ; TORRES, Cicero Magérbio Gomes. O adoecimento dos professores causado pelo uso das novas tecnologias: Teachers’ Illness Caused by the Use of New Technologies. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1657. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1657. Acesso em: 18 nov. 2025.