A extensão do ministério pastoral para a saúde pública: avaliação do impacto do evangelismo de literatura na promoção de hábitos de saúde e família em comunidades de baixa renda no Brasil

The extension of pastoral ministry to public health: an evaluation of the impact of literature evangelism on the promotion of health and family habits in low-income communities in Brazil

Autores

  • Marcos Filipe Fernandes de Souza UNEB University of Science and Theology Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.2022.1683

Palavras-chave:

Ministério Pastoral. Saúde Pública. Evangelismo de Literatura. Teologia da Saúde Adventista. Promoção de Saúde Comunitária.

Resumo

O ministério pastoral contemporâneo enfrenta o desafio de transcender os limites físicos da igreja e engajar-se ativamente nos problemas sociais, notadamente na crise de saúde pública que afeta populações vulneráveis. Este artigo investiga o "Evangelismo de Literatura", especificamente a promoção de literatura Adventista de saúde e família, como uma extensão do ministério pastoral e uma ferramenta de intervenção em saúde pública em comunidades de baixa renda no Brasil. A metodologia, baseada em revisão bibliográfica e análise teológicaaplicada, parte da premissa Adventista da "missão integral" (corpo, mente e espírito). Argumenta-se que a distribuição e o estudo de publicações sobre estilo de vida, saúde preventiva e harmonia familiar funcionam como um mecanismo de baixo custo e alta capilaridade para a educação em saúde. O estudo analisa o impacto dessa abordagem na modificação de hábitos de vida e na melhoria da qualidade de vida, posicionando o evangelista de literatura (colportor) como um agente de saúde primária e o pastor como um coordenador dessa frente de bem-estar comunitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Filipe Fernandes de Souza, UNEB University of Science and Theology

    Bacharel em Teologia (Faculdade Adventista da Bahia - UNEB, 2015) Mestrando em Divindade (Florida University of Science and Theology, 2022-Presente)

Referências

BOWLBY, J. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

DYBDAHL, J. L. (Ed.). Teologia da missão adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2018.

KOENIG, H. G. Medicina, religião e saúde: o encontro da ciência e da espiritualidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.

REID, G. W. (Ed.). Teologia e prática do ministério pastoral. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2000.

STORNIOLO, I. Como ler o Evangelho de Mateus: o caminho da justiça. 8. ed. São Paulo: Paulus, 2011.

WHITE, E. G. O ministério da colportagem. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005.

WHITE, E. G. A ciência do bom viver. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1999.

Publicado

12.11.2022

Como Citar

SOUZA, Marcos Filipe Fernandes de. A extensão do ministério pastoral para a saúde pública: avaliação do impacto do evangelismo de literatura na promoção de hábitos de saúde e família em comunidades de baixa renda no Brasil: The extension of pastoral ministry to public health: an evaluation of the impact of literature evangelism on the promotion of health and family habits in low-income communities in Brazil. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.2022.1683. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1683. Acesso em: 18 nov. 2025.