A teologia da saúde adventista e a qualidade de vida como expressão de civilidade espiritual: análise da resposta denominacional aos desafios da saúde mental e do estilo de vida contemporâneo
The adventist health theology and quality of life as an expression of spiritual civility: an analysis of the denominational response to the challenges of mental health and contemporary lifestyle
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1692Palavras-chave:
Teologia da Saúde Adventista. Civilidade Espiritual. Saúde Mental. Ministério Pastoral. Qualidade de Vida.Resumo
O estilo de vida contemporâneo, marcado pela aceleração digital, pelo sedentarismo e pela alta incidência de transtornos de saúde mental, impõe desafios complexos que transcendem a esfera médica, adentrando o campo da teologia prática. Este artigo investiga a Teologia da Saúde Adventista, fundamentada na formação teológica, não como um conjunto de regras dietéticas, mas como uma proposta de "Civilidade Espiritual". O estudo define este conceito como a compreensão de que a qualidade de vida individual (física e mental) é uma responsabilidade ética e espiritual que impacta diretamente o bem-estar da comunidade. A metodologia utiliza uma análise teológico-conceitual dos fundamentos da antropologia holística Adventista e sua resposta denominacional prática — como o ministério de publicações e o ministério pastoral — aos desafios da ansiedade, depressão e doenças crônicas. O artigo argumenta que a ênfase da denominação na temperança, no descanso (Sábado) e na nutrição não é legalismo, mas uma estratégia de resiliência espiritual e civil, que capacita os indivíduos a servirem melhor a Deus e à sociedade.
Downloads
Referências
BOWLBY, JOHN. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
DYBDAHL, JON L. (Ed.). Teologia da missão adventista. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2018.
HAN, BYUNG-CHUL. Sociedade do cansaço. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
KOENIG, HAROLD G. Medicina, religião e saúde: o encontro da ciência e da espiritualidade. Porto Alegre: L&PM, 2012.
ORLICH, MICHAEL J. et al. Vegetarian dietary patterns and mortality in Adventist Health Study 2. JAMA Internal Medicine, v. 173, n. 13, p. 1230-1238, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.1001/jamainternmed.2013.6473
RAMPELOTTO, MIGUEL ANGELO. A civilidade em Norbert Elias. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 25, n. 74, p. 169-175, out. 2010.
SAKAE, THIAGO M.; CHIAPETTI, NIVALDO. Epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis. In: SAKAE, T. M. (Org.). Epidemiologia básica. Criciúma: UNESC, 2017. p. 45-56.
SEVENTH-DAY ADVENTIST CHURCH (SDA). Declarações da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2020.
WHITE, ELLEN G. A ciência do bom viver. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Filipe Fernandes de Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





