Segurança Cibernética e seus Paradigmas na Era Digital
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.479Palavras-chave:
Segurança Cibernética, Ransomware, Phishing, Inteligência ArtificialResumo
O presente artigo vem propor uma avaliação do cenário da segurança cibernética em relação aos seus paradigmas, definindo itens de ameaças e ataques que vem emergindo através da intensificação dos crimes cibernéticos.
Com os excedentes ataques cibernéticos se expandindo em um cenário global, as empresas precisam se munir de ferramentas e processos para conterem riscos e incidentes voltados para segurança, com o objetivo de proteger
todos seus ativos físicos e informáticos. Para tanto as organizações devem fornecer um plano para tratar os problemas de segurança através das mais variadas de ações de contenção e mitigação dessas ameaças. Viemos
através desse artigo também apresentar conceitos básicos de segurança cibernética, seus principais perigos e ameaças e falar sobre dois dos maiores ataques existentes no mundo atual: o Ransomware e o Phishing. Finalmente,
mostraremos como algumas tecnologias disruptivas emergentes como a Inteligência Artificial (IA) e a Aprendizagem de Máquina (ML) se apresentam vezes como facilitadores na mitigação, tratamento e proteção através do uso de algoritmos inteligentes e automação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Wanderley Martins Junior, Carlos Gustavo Lopes da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.