Alfabetização e letramento

desafios do deficiente visual

Autores

  • Sebastiana da Silva Santana Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.489

Palavras-chave:

Letramento, Alfabetização, Desafios, Criança, Deficiência Visual

Resumo

Este artigo analisa o universo dos deficientes visual e visa aprofundar estudos relacionados ao processo de alfabetização dos mesmos, suas especificidades e as metodologias utilizadas para a obtenção de melhores resultados. Aborda questões e caminhos que podem beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Na questão da prática pedagógica busca-se olhar o trabalho com alunos com deficiência visual e a reflexão de procedimentos e recursos específicos que ajudam a direcionar o professor em sala de aula. Neste trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa e da relação teoria-prática, evidenciando a necessidade de se ficar atento às práticas pedagógicas que melhor se adapte às peculiaridades do deficiente visual. O processo de educação para os alunos com deficiência visual. Pode-se concluir que em relação ao processo de alfabetização e letramento dos deficientes visuais, é necessário oferecer orientação pertinente à área da deficiência visual e qualificação aos professores, para que esses propiciem trabalho satisfatório que atenda às necessidades das pessoas que requerem condições específicas para se desenvolverem e participarem do processo de inclusão, tão almejado por todos. Por isso, é importante tratar este assunto.

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Publicado

19.01.2023

Como Citar

SANTANA, Sebastiana da Silva. Alfabetização e letramento: desafios do deficiente visual. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1–8, 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.489. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/353. Acesso em: 5 set. 2025.