DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO

Autores

  • Tatiane Oliveira da Silva Autor
  • Anderson Amaro Vieira Autor
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Autor
  • Fábio Junior da Silva Autor
  • Fabrísia Maria da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.483

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais. Metodologias inovadoras. Gamificação.

Resumo

Este estudo aborda o desafio de integrar tecnologias, novas metodologias pedagógicas, o currículo e a interatividade no processo de ensino-aprendizagem. Diante da rápida evolução tecnológica e das mudanças na sociedade, surge a necessidade de adaptar o ensino para torná-lo mais relevante, interativo e engajador para os alunos. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como essa integração poderia ser efetivada para promover uma aprendizagem significativa. A metodologia adotada envolveu a análise de literatura relevante, focando em estudos de caso e pesquisas que discutiram a implementação de inovações pedagógicas, como a gamificação. Os resultados indicaram que a integração dessas tecnologias e metodologias aumenta o engajamento dos alunos e melhora o processo de aprendizagem. Contudo, foram identificados desafios como a necessidade de infraestrutura, capacitação docente e adaptação curricular. As considerações finais ressaltam a importância de uma abordagem holística na educação, que considere a revisão de práticas pedagógicas e currículos, para efetivar a transformação desejada no ensino. Este esforço conjunto entre educadores, gestores e formuladores de políticas é essencial para superar os obstáculos e maximizar os benefícios das inovações pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiane Oliveira da Silva

    https://lattes.cnpq.br/9268548712316569
    https://orcid.org/0009-0002-0921-8789
    E-mail: tatioliveiraes@gmail.com

  • Anderson Amaro Vieira

    http://lattes.cnpq.br/7260842605100049
    https://orcid.org/0000-0003-3436-7671
    E-mail: anderson.avieira@escola.seduc.pa.gov.br

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta

    http://lattes.cnpq.br/4611103151737660
    https://orcid.org/0000-0001-5860-1624
    E-mail: malta_daniel@yahoo.com.br

  • Fábio Junior da Silva

    https://lattes.cnpq.br/2857451886845904
    https://orcid.org/0009-0007-0449-2822
    E-mail: evfabiojr@gmail.com

  • Fabrísia Maria da Silva

    https://lattes.cnpq.br/4036657779039149
    E-mail: fabrisia.silva@seduc.go.gov.br

Referências

Kaminski, R. M., Silva, D. A., & Boscarioli, C. (2018). Integrando Educomunicação e Gamificação como Estratégia para Ensinar Sustentabilidade e Alimentação Saudável no 5º Ano do Ensino Fundamental. Revista Prática Docente, 3(2), 595-609. http://doi.org/10.23926/RPD DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p595-609.id259

Malagueta, A. S., Nazário, F. F., & Cavalcante, J. A. (2023). A influência da gamificação no ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(9), 263–279. http://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11141 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11141

Schlemmer, E., Chagas, W. S., & Schuster, B. E. (2023). Games e Gamificação na Modalidade EAD: Da Prática Pedagógica na Formação Inicial em Pedagogia à Prática Pedagógica no Ensino Fundamental. IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo.

Seixas, L. R., Gomes, A. S., Melo Filho, I. J., & Rodrigues, R.L. (2014). Gamificação como Estratégia no Engajamento de Estudantes do Ensino Fundamental. III Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014), XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014). DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.559

Arquivos adicionais

Publicado

03.04.2024

Como Citar

DA SILVA, Tatiane Oliveira; VIEIRA, Anderson Amaro; MALTA, Daniela Paula de Lima Nunes; DA SILVA, Fábio Junior; CARVALHO, Fabrísia Maria da Silva. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.483. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/483. Acesso em: 23 out. 2025.