Intervenção da fisioterapia no tratamento de fibrose cicatricial no pós-operatório de cirurgia estética
Intervention of physiotherapy in the treatment of cicatric fibrosis in the post-surgery of aesthetic surgery
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i4.2021.59Palavras-chave:
Fibrose Cicatricial, Fisioterapia, Pós-OperatórioResumo
A fibrose é uma alteração que ocorre no pós-operatório, trata-se da formação ou desenvolvimento excessivo de tecido fibroso que acontece após um trauma, apresentando-se como processo reparativo. Dentre os principais recursos usados para tratamento, tem-se: Drenagem Linfática Manual (DLM) e massagem manual, cinesioterapia, US, laser terapêutico, radiofrequência Objetivo: Pesquisar referências bibliográficas para evidenciar benefícios do atendimento fisioterapêutico no tratamento da Fibrose Cicatricial no pós-operatório de cirurgia plástica. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura. Utilizaram-se artigos (publicados entre 2008 a 2019) pesquisados nas bibliotecas virtuais Google Acadêmico, Lilacs e Scielo. Resultados: Foram encontrados oito artigos publicados entre 2008 a 2019 onde todos demonstraram a eficácia da fisioterapia na modulação da resposta inflamatória e cicatricial, atuando no tratamento de fibroses cicatriciais. Conclusão: Percebeu-se ser extremamente importante uma minuciosa avaliação do tecido por parte do fisioterapeuta para eleger o método mais condizente ao caso garantindo uma recuperação cirúrgica rápida e eficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Gleise da Camara MACHADO, Thamires Souza LIMA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.