Política, currículo e supervisão no ensino em angola: perspetivas e desafios

Policy, curriculum and supervision in education in angola: perspectives and challenges

Autores

  • Manuel Tchissende Autor
  • Paulo Cordeiro Leite Autor
  • Geraldo Noé Miguel Fernandes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.973

Palavras-chave:

Política, Currículo, Supervisão, Angola.

Resumo

O presente estudo reflete a intrínseca relação entre a política educacional, o desenvolvimento curricular e as práticas de supervisão no contexto do sistema de ensino angolano. Através de uma revisão bibliográfica abrangente de literatura científica relevante, incluindo estudos sobre a evolução do currículo em Angola, as políticas educativas implementadas e as abordagens de supervisão adotadas, o trabalho explora as perspetivas e os desafios que permeiam essa tríade fundamental para a qualidade da educação no país. A análise revela que as políticas educacionais em Angola têm influenciado diretamente a concepção e implementação do currículo, buscando responder às necessidades de desenvolvimento nacional e às demandas de uma sociedade em transformação. No entanto, a efetivação dessas políticas no âmbito curricular enfrenta obstáculos significativos, como a desatualização de conteúdos, a falta de contextualização às realidades locais e a limitada participação dos atores educativos no processo de elaboração. No que concerne à supervisão, o artigo discute o seu papel crucial no acompanhamento e melhoria das práticas pedagógicas e na garantia da implementação eficaz do currículo. Contudo, identifica desafios como a falta de formação específica dos supervisores, a escassez de recursos para a supervisão e, por vezes, uma abordagem mais administrativa do que pedagógica. Propõe-se a necessidade de políticas que valorizem a participação dos professores na construção curricular, de um currículo dinâmico e contextualizado, e de práticas de supervisão formativas e colaborativas, visando aprimorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes em Angola.

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Biografia do Autor

  • Manuel Tchissende

    [1] Mestre em Administração Educacional; Doutorando em Administração e Políticas Educativas pela Universidade de Aveiro; Docente do Instituto Superior Dom Bosco da Universidade Católica de Angola. 

  • Paulo Cordeiro Leite

    [1] Mestre em Administração Educacional e Doutorando em Desenvolvimento Curricular na Universidade do Minho; Docente da Universidade Metodista de Angola. 

  • Geraldo Noé Miguel Fernandes

    [1] Mestre em Pedagogia do Ensino Superior; Doutorando em Supervisão Pedagógica na Universidade do Minho; Docente da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte. 

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Legislação consultada

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Arquivos adicionais

Publicado

02.05.2025

Como Citar

TCHISSENDE , Manuel; LEITE , Paulo Cordeiro; FERNANDES , Geraldo Noé Miguel. Política, currículo e supervisão no ensino em angola: perspetivas e desafios: Policy, curriculum and supervision in education in angola: perspectives and challenges. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.973. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/973. Acesso em: 5 set. 2025.