Aprender e ensinar: metodologias para um ensino inclusivo

Learning and teaching: methodologies for inclusive teaching

Autores

  • Cleuza Inês de Jesus Autor
  • Édima Severino da Silva Autor
  • Marcia de Oliveira Autor
  • Potira Coelho dos Santos Autor
  • Rosely Gomes da Silva Autor
  • Shirley Terezinha Lino Gama Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1009

Palavras-chave:

Inclusão escolar; Metodologias de ensino; Diversidade; Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho aborda a temática da inclusão educacional, investigando de que maneira as metodologias de ensino podem ser adaptadas e planejadas para promover efetivamente a inclusão de todos os alunos no processo educativo. Partindo da pergunta-problema e da constatação de que a diversidade é um dado incontornável nas escolas contemporâneas, o objetivo geral consistiu em analisar como diferentes metodologias de ensino contribuem para uma educação inclusiva. Os objetivos específicos buscaram identificar práticas metodológicas inclusivas reconhecidas na literatura e refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores em sua implementação. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de superar modelos pedagógicos tradicionais e excludentes, em favor de estratégias que respeitem os diferentes modos de aprender. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Mantoan, Nóvoa, Freire e Skliar. Concluiu-se que metodologias flexíveis, colaborativas e centradas no estudante são fundamentais para garantir a aprendizagem de todos, desde que articuladas a uma formação docente contínua e a um compromisso institucional com a equidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia De A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2001.

BEYER, Hugo Otto. Educação inclusiva e formação de professores: políticas públicas e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, Rosita Edler de. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 3.ed. Porto alegre: Mediação, 2005.

FERREIRA, Marilda Aparecida Behrens. Currículo e diversidade: caminhos para a inclusão. Curitiba: Champagnat, 2006.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 1999.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O Que É? Por Quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Educação inclusiva no Brasil: o que produz a mudança? Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 35–55, jan./abr. 2010.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2009.

OLIVEIRA, Marta Kohl De. Escola e família: relações em transformação. São Paulo: Moderna, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2005.

SKLIAR, Carlos. A diversidade: um princípio educativo e escolar. In: TOMAS, F. (Org.). Diferenças na escola: alternativas teóricas e práticas. Petrópolis: Vozes, 1999.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.

TOMLINSON, Carol A. Como responder à diversidade na sala de aula: usando a diferenciação pedagógica para alcançar todos os alunos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando aprendizes para os desafios do século XXI. Paris: UNESCO, 2017.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

14.05.2025

Como Citar

JESUS, Cleuza Inês de; SILVA, Édima Severino da; OLIVEIRA, Marcia de; SANTOS, Potira Coelho dos; SILVA, Rosely Gomes da; GAMA, Shirley Terezinha Lino. Aprender e ensinar: metodologias para um ensino inclusivo: Learning and teaching: methodologies for inclusive teaching. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1009. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1009. Acesso em: 5 set. 2025.