Aprender e ensinar: metodologias para um ensino inclusivo
Learning and teaching: methodologies for inclusive teaching
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1009Palavras-chave:
Inclusão escolar; Metodologias de ensino; Diversidade; Prática pedagógica.Resumo
Este trabalho aborda a temática da inclusão educacional, investigando de que maneira as metodologias de ensino podem ser adaptadas e planejadas para promover efetivamente a inclusão de todos os alunos no processo educativo. Partindo da pergunta-problema e da constatação de que a diversidade é um dado incontornável nas escolas contemporâneas, o objetivo geral consistiu em analisar como diferentes metodologias de ensino contribuem para uma educação inclusiva. Os objetivos específicos buscaram identificar práticas metodológicas inclusivas reconhecidas na literatura e refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores em sua implementação. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de superar modelos pedagógicos tradicionais e excludentes, em favor de estratégias que respeitem os diferentes modos de aprender. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Mantoan, Nóvoa, Freire e Skliar. Concluiu-se que metodologias flexíveis, colaborativas e centradas no estudante são fundamentais para garantir a aprendizagem de todos, desde que articuladas a uma formação docente contínua e a um compromisso institucional com a equidade.
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