O papel do sistema operacional no ensino das tic: uma análise integrada entre teoria, prática e contexto educacional em Angola

The role of the operating system in ict education: na integrated analysis between theory, practice, and the educational context in Angola

Autores

  • Abel Chiloia Quimombe Cassindula Autor
  • Aires Belarmino Elizeu dos Santos Autor
  • Elsa Maria Bernardo Bandexi Autor
  • Tsangu Fausto António Kifuando Autor
  • Nkanga Pedro Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1053

Palavras-chave:

Sistema Operacional, Ensino de TIC, Tecnologia, Prática Pedagógica, Contexto Educacional.

Resumo

O presente artigo investiga o papel crucial do sistema operacional (SO) no ensino de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educacional angolano. Através de uma análise integrada entre a teoria fundamental dos sistemas operacionais, a prática pedagógica em sala de aula e as especificidades do cenário educacional em Angola, busca-se compreender como o SO influencia o aprendizado dos alunos, a atuação dos professores e a infraestrutura tecnológica das instituições de ensino. A pesquisa explora a relevância do conhecimento sobre o SO para o desenvolvimento de competências digitais essenciais, a otimização do uso de softwares educativos e a resolução de problemas técnicos comuns no ambiente escolar. Adicionalmente, são consideradas as barreiras e os desafios específicos do contexto angolano, como a disparidade no acesso à tecnologia, a formação de professores e a disponibilidade de recursos adequados. O artigo propõe, ao final, recomendações para aprimorar a integração do sistema operacional no currículo de TIC, visando um ensino mais eficaz e alinhado com as necessidades do século XXI em Angola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Abel Chiloia Quimombe Cassindula

     - Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela Uige

  • Aires Belarmino Elizeu dos Santos

     - Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela Uige

  • Elsa Maria Bernardo Bandexi

     - Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela Uige

  • Tsangu Fausto António Kifuando

     - Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela Uige

  • Nkanga Pedro

     - Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela Uig

Referências

CASTELLS, M. (2018). Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra

GOMES, A. (2020). Software Livre na Educação: Casos de Sucesso em África. Luanda: Edições Universitárias.

INE (2022). Anuário Estatístico da Educação Angolana. Luanda

Mbanza, J. (2021). Desafios da Formação Docente em TIC em Angola. Revista Angolana de Educação, 12(1), 40-55.

MINED (2020). Relatório Nacional sobre Integração de TIC nas Escolas Angolanas. Ministério da Educação, Angola.

MINED. (2022). Plano Nacional de Educação Digital de Angola 2022-2027. Luanda: Ministério da Educação.

MITTIC (2023). Relatório Angola Digital. Ministério das Telecomunicações

SILVA, J. (2019). Sistemas Operacionais e Educação. Lisboa: Edições Pedagógicas.

Tanenbaum, A.(2016). Sistemas Operacionais Modernos (4ª ed.). Pearson.

UNESCO (2018). Padrões de Competência em TIC para Professores. Paris: UNESCO.

UNESCO. (2021). Relatório Global sobre TIC na Educação. Paris: UNESCO.

Arquivos adicionais

Publicado

04.06.2025

Como Citar

CASSINDULA, Abel Chiloia Quimombe; SANTOS, Aires Belarmino Elizeu dos; BANDEXI, Elsa Maria Bernardo; KIFUANDO, Tsangu Fausto António; PEDRO, Nkanga. O papel do sistema operacional no ensino das tic: uma análise integrada entre teoria, prática e contexto educacional em Angola: The role of the operating system in ict education: na integrated analysis between theory, practice, and the educational context in Angola. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1053. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1053. Acesso em: 5 set. 2025.