O papel do sistema operacional no ensino das tic: uma análise integrada entre teoria, prática e contexto educacional em Angola
The role of the operating system in ict education: na integrated analysis between theory, practice, and the educational context in Angola
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1053Palavras-chave:
Sistema Operacional, Ensino de TIC, Tecnologia, Prática Pedagógica, Contexto Educacional.Resumo
O presente artigo investiga o papel crucial do sistema operacional (SO) no ensino de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educacional angolano. Através de uma análise integrada entre a teoria fundamental dos sistemas operacionais, a prática pedagógica em sala de aula e as especificidades do cenário educacional em Angola, busca-se compreender como o SO influencia o aprendizado dos alunos, a atuação dos professores e a infraestrutura tecnológica das instituições de ensino. A pesquisa explora a relevância do conhecimento sobre o SO para o desenvolvimento de competências digitais essenciais, a otimização do uso de softwares educativos e a resolução de problemas técnicos comuns no ambiente escolar. Adicionalmente, são consideradas as barreiras e os desafios específicos do contexto angolano, como a disparidade no acesso à tecnologia, a formação de professores e a disponibilidade de recursos adequados. O artigo propõe, ao final, recomendações para aprimorar a integração do sistema operacional no currículo de TIC, visando um ensino mais eficaz e alinhado com as necessidades do século XXI em Angola.
Downloads
Referências
CASTELLS, M. (2018). Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra
GOMES, A. (2020). Software Livre na Educação: Casos de Sucesso em África. Luanda: Edições Universitárias.
INE (2022). Anuário Estatístico da Educação Angolana. Luanda
Mbanza, J. (2021). Desafios da Formação Docente em TIC em Angola. Revista Angolana de Educação, 12(1), 40-55.
MINED (2020). Relatório Nacional sobre Integração de TIC nas Escolas Angolanas. Ministério da Educação, Angola.
MINED. (2022). Plano Nacional de Educação Digital de Angola 2022-2027. Luanda: Ministério da Educação.
MITTIC (2023). Relatório Angola Digital. Ministério das Telecomunicações
SILVA, J. (2019). Sistemas Operacionais e Educação. Lisboa: Edições Pedagógicas.
Tanenbaum, A.(2016). Sistemas Operacionais Modernos (4ª ed.). Pearson.
UNESCO (2018). Padrões de Competência em TIC para Professores. Paris: UNESCO.
UNESCO. (2021). Relatório Global sobre TIC na Educação. Paris: UNESCO.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Abel Chiloia Quimombe Cassindula, Aires Belarmino Elizeu dos Santos, Elsa Maria Bernardo Bandexi, Tsangu Fausto António Kifuando, Nkanga Pedro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.