Governança e resiliência financeira na educação pública um estudo de caso do contingenciamento orçamentário no Brasil

Governance and financial resilience in public education: a case study of budget contingency in Brazil

Autores

  • Daniel Santo Padilla Garcia Autor
  • Marcia de Negreiros Viana Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i8.2021.1067

Palavras-chave:

governança pública, orçamento público, resiliência financeira, educação federal, contingenciamento.

Resumo

Este estudo de caso investiga as estratégias de gestão adotadas pelo Instituto Federal do Ceará – Campus Aracati durante os contingenciamentos orçamentários entre 2017 e 2020. Fundamentada em documentos oficiais, relatórios orçamentários e registros institucionais, a pesquisa analisa práticas de governança pública e planejamento financeiro resiliente. A pesquisa analisa um conjunto integrado de medidas gerenciais implementadas sob liderança técnica, abrangendo a reestruturação contratual baseada em critérios de economicidade, a racionalização de despesas operacionais guiada por indicadores de desempenho e a revisão interna dos contratos, com foco na otimização de custos sem perda de efetividade, garantindo eficiência e conformidade. Além disso, o fortalecimento do diálogo federativo e a inovação em compras públicas desempenharam um papel fundamental na mitigação dos impactos da restrição fiscal

Os resultados demonstram que a atuação estratégica da liderança institucional permitiu não apenas a continuidade dos serviços educacionais, mas também avanços em eficiência e sustentabilidade financeira. O estudo contribui para o debate sobre resiliência fiscal na educação pública brasileira, oferecendo subsídios práticos para gestores que enfrentam desafios semelhantes em cenários de austeridade.

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Biografia do Autor

  • Daniel Santo Padilla Garcia

    Instituto Federal do Ceará (IFCE)

    Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa, Brasil (2015) Graduação em Ciências Contábeis (2016) e Gestão Financeira (2014), ambas pela Universidade Estácio de Sá.

    Especialista em Gestão Financeira Pública | Líder em Aquisições Governamentais | Foco em ESG, e Inovação no Setor Público Servidor Público Federal

  • Marcia de Negreiros Viana

    Instituto Federal do Ceará (IFCE),

    Administradora (UFC,1993).  Especialista em Formação Pedagógica para a Docência Profissional e Tecnológica (IFCE, 2020) Mestre em Logística e Pesquisa Operacional (UFC, 2009) Doutora em Educação (UNESP, 2017). Docente efetiva, pesquisadora e extensionista do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Aracati, Brasil

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Arquivos adicionais

Publicado

09.08.2021

Como Citar

GARCIA, Daniel Santo Padilla; VIANA, Marcia de Negreiros. Governança e resiliência financeira na educação pública um estudo de caso do contingenciamento orçamentário no Brasil: Governance and financial resilience in public education: a case study of budget contingency in Brazil. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 8, 2021. DOI: 10.51473/rcmos.v1i8.2021.1067. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1067. Acesso em: 5 set. 2025.