Impacto da gestão da inovação por meio do uso da tecnologia da informação e de recursos da indústria 4.0, para o desenvolvimento da produtividade, avaliada pelos indicadores de desempenho Logístico (KPIS)
IMPACT OF INNOVATION MANAGEMENT THROUGH THE USE OF INFORMATIONTECHNOLOGY AND INDUSTRY 4.0 RESOURCES, FOR THE DEVELOPMENT OFPRODUCTIVITY, ASSESSED BY KEY PERFORMANCE INDICATORS (KPIS)
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1144Palavras-chave:
Inovação; Tecnologia; Logística; Produtividade; Desempenho.Resumo
A compreensão da aplicabilidade da Gestão da Inovação na logística empresarial e de seus efeitos práticos nos termos da Tecnologia da Informação e das novas tendências tecnológicas confere que a produtividade é otimizada diretamente e resulta em processos avaliativos pelos Indicadores de Desempenho Logístico (KPIs) para a tomada de decisão logística face à cadeia produtiva. Então, a tecnologia fruto de estratégias de inovação corrobora assertivamente para o planejamento logístico que incide na dinamização e fluidez nos setores logísticos e nos níveis de serviço, elaborando uma rede de conexões que direcionam a produtividade para atingir objetivos organizacionais de eficiência em relação às demandas do mercado globalizado e do aumento da lucratividade. Dessa forma, estabelecer relações entre as estruturas tecnológicas dos setores logísticos, dos processos produtivos e da avaliação de KPI evidenciam como a Gestão da Inovação opera em uma organização. A presente pesquisa formulou-se pela abordagem qualitativa das variáveis estudadas com objetivo explicativo, para investigar quais são as relações dos principais temas envolvidos e estabelecer interpretações e conclusões de acordo com a fundamentação do estudo. Foram usados dados estatísticos e a elaboração de quadros para a compreensão das temáticas desenvolvidas, direcionando o conteúdo em questão à finalidade aplicada. Portanto, revelou-se que se estabelece uma coesão entre os aspectos de gestão da inovação para o desenvolvimento da tecnologia e seus usos diretos aumentam expressivamente a produtividade dos setores logísticos, da mesma maneira que a avaliação dos resultados representa aspectos positivos para a tomada de decisão logística.
Downloads
Referências
BAGNO, R. B.; CHENG L. C.; MELO, J. C. F. Gestão da Inovação, p. 3, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324603629_Gestao_da_Inovacao> Acesso em: 18 de abril de 2025.
BESSANT, J.; TIDD, J. Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, p. 47-48, 2015.
BOWERSOX D. J.; BOWERSOX J. C., CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, p. 8, 2024.
CABRAL, U.; GOMES, I. 84,9% das indústrias de médio e grande porte utilizaram tecnologia digital avançada. 2023. Disponível em:<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencianoticias/2012-agencia-de- noticias/noticias/37973-84-9-das-industrias-de-medio-e-grande-porteutilizaram-tecnologia- digital-avancada> Acesso em: 21 de abril de 2025.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 148, 1996.
DANTAS, J. B. M.; DANTAS, M. E. F.; FREITAS-DA-COSTA, M.; JÚNIOR, J. S. S.; RAIMUNDO, V. H. G. A Tecnologia da Informação como Ferramenta Indispensável à Logística. p. 172, 2010. Disponível em: <https://www.academia.edu/download/84816820/2010__book_ed_PAEE2010_proceedings.pdf#page=181>
FILHO, D. A. C. Gestão logística e tendências da logística 4.0. Ponta Grossa: Atena, p. 6, 2023. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.605232405
JUNIOR, L. A. P. C.; SILVERIO, R. M. Indústria 4.0 Segmentos ou nichos com maior potencial para o desenvolvimento tecnológico nacional, Brasília: Centro de Gestão de Estudos Estratégicos, p. 23-27-29-32, 2022.
MADEIRA, P. C. S. Fundamentos da Logística Empresarial e Cadeia de Abastecimento: livro didático. 1. ed. Palhoça: UnisulVirtual, p. 23-24, 2011.
SANTOS, F. A. M. Tecnologia da Informação Aplicada à Logística. p. 12, 2013. Disponível em:<https://sisacad.educacao.pe.gov.br/bibliotecavirtual/bibliotecavirtual/texto/CadernodeLogsticaTec nologiadaInformaoRDDI.pdf> Acesso em: 21 de abril de 2025.
SANTOS, M. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. 34. ed. Rio de Janeiro: Record, 2022.
TOTVS. 12 indicadores de desempenho logístico para você acompanhar. 2023. Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/gestao-logistica/indicadores-de-desempenho-logistico/> Acesso em: 21 de abril de 2025.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Antonio Eduardo Setimio Celim, Elisiane Sartori (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.