A influência da modalidade de ensino presencial e da educação a distância na evasão acadêmica no Brasil: uma análise estatística de séries temporais de 2015 a 2025
The influence of face-to-face teaching and distance education on academic dropout in Brazil: a statistical analysis of time series from 2015 to 2025
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1147Palavras-chave:
Evasão Acadêmica; Educação a Distância; Ensino Presencial; Séries Temporais; Universidades Públicas.Resumo
Este trabalho examina como as formas de ensino presencial e a distância (EaD) afetam as taxas de desistência acadêmica nas instituições de ensino superior públicas do Brasil, no intervalo de 2015 a 2025. O cenário educacional do Brasil tem passado por uma ampliação significativa da EaD, impulsionada por iniciativas que buscam ampliar o acesso ao ensino, enquanto a manutenção dos alunos ainda apresenta desafios. O objetivo principal da investigação é realizar uma análise comparativa da evolução das taxas de evasão em ambas as modalidades, com base em dados oficiais obtidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A abordagem metodológica escolhida é de caráter quantitativo, utilizando a análise de séries temporais para investigar dados secundários sobre as taxas de evasão ao longo de onze anos. Os resultados indicam que, enquanto a taxa de evasão no ensino presencial permaneceu relativamente estável, variando de 17% a 19% na maior parte do tempo, a evasão na educação a distância (EaD) apresentou um aumento, atingindo picos superiores a 45% durante os anos de pandemia (2020–2021). Também foram detectadas variações regionais e entre áreas do conhecimento, com índices mais elevados notados no Nordeste e nos cursos de ciências exatas. Pode-se concluir que, apesar de a EaD ser amplamente acessível, existem barreiras estruturais que afetam negativamente a retenção dos alunos. A pesquisa oferece importantes resultados sobre as dinâmicas de evasão no ensino superior no Brasil e destaca a relevância do uso de dados estatísticos na elaboração de políticas institucionais voltadas para a retenção e o sucesso acadêmico.
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